Ícone do site Folhadamanha

Atlético confirma retorno de Cuca para comandar a equipe em 2025

Cuca retorna ao Atlético após dois anos e enfrenta críticas de parte da torcida / Foto: Reprodução

PASSOS – O Atlético definiu seu novo técnico para a temporada 2025. Após a demissão do argentino Gabriel Milito, o clube mineiro decidiu apostar em um nome familiar para sua torcida: Alex Stival, conhecido como Cuca. O treinador de 61 anos, que estava sem clube desde junho, retorna ao Galo para sua quarta passagem. 

Cuca, que deixou o Athletico Paranaense no meio do ano após uma sequência de resultados ruins, tem uma história marcante com o Atlético. Sua passagem mais brilhante foi em 2021, quando comandou o time na conquista da tríplice coroa: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. No entanto, o seu último trabalho no clube, em 2022, foi discreto e sem títulos. Além disso, ele foi o responsável pelo título histórico da Copa Libertadores de 2013. 

Apesar do histórico vencedor, o acerto com o treinador não é bem visto por parte dos torcedores, que reagiram contra a contratação nas redes sociais. O principal motivo é a condenação por estupro envolvendo o profissional.  

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional de Berna-Mitteland, na Suíça, anulou a sentença de 1989 que condenou o treinador por manter relação sexual sem consentimento com uma menina de 13 anos. O caso aconteceu em 1987, quando ele era jogador do Grêmio, durante uma excursão do time ao país europeu. Mesmo assim, a diretoria atleticana resolveu apostar novamente no treinador. 

Com dificuldades financeiras e vindas de um ano irregular, o Galo buscou alternativas como Luís Castro e Pedro Caixinha, mas os contatos não avançaram. Agora, com Cuca, o clube busca uma retomada que o coloque novamente no protagonismo do futebol brasileiro. 

Sair da versão mobile