Destaques Esporte

Atlético busca o título após oito jogos sem derrotas

1 de dezembro de 2023

Com 63 pontos, caso vença encerra a data como vice-líder do Brasileirão./ Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – Restam apenas duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro. E até a penúltima rodada, o título ainda não foi decidido. Neste sábado, 2, às 21h, o Atlético, candidato remoto à conquista, enfrenta o São Paulo, na Arena MRV, na tentativa de igualar a pontuação do Palmeiras, líder com 66 pontos.

Entre os quatro clubes que brigam pelo título, o Galo é o único que atua no sábado. Com 63 pontos, caso vença encerra a data como vice-líder momentâneo do torneio, já que o clube alviverde soma 30 gols de saldo, o que dificilmente será superado pelo mineiro, que precisaria vencer por 9 x 0.

O São Paulo, deve facilitar no confronto, visto que, um dos maiores rivais está próximo do título. Além disso, o Tricolor já está classificado para a Libertadores de 2024, por conta da conquista da Copa do Brasil, e não luta contra o rebaixamento.

Contudo, não é apenas a conjuntura que faz do Galo favorito para o duelo. A equipe mineira é disparada a melhor do returno e não perde para o São Paulo desde 2020. De lá pra cá, foram cinco encontros, com duas vitórias e três empates.

A última vez que o Alvinegro tropeçou diante do Tricolor foi na derrota por 3 x 0 no returno do Brasileirão de 2020, quando a equipe paulista era comandada por Fernando Diniz e liderava o torneio.

Sem perder há oito jogos, o Galo deve ir a campo com: Everson; Saravia, Igor Rabello, Maurício Lemos e Guilherme Arana; Otávio, Zaracho, Edenilson (Alan Franco) e Igor Gomes (Rubens); Paulinho e Hulk. O São Paulo, que finalmente venceu fora de casa, na última rodada, enfrenta o Alvinegro com: Rafael; Rafinha, Beraldo, Arboleda e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo e Wellington Rato; Lucas e Luciano (Erison).

G4

O Atlético já está confirmado para a fase de grupos da Libertadores de 2024, assim como Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Fluminense e São Paulo. Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o clube mineiro soma 6% de chances de levar o título brasileiro para Belo Horizonte.

O Palmeiras, líder isolado, conta com 85,7, e pode, praticamente, garantir o título neste domingo, 3. Às 16h, o alviverde encara o Fluminense, que deve atuar com o elenco reserva, por conta do risco de dois rivais estaduais que ainda lutam pelo troféu (Botafogo e Flamengo) encerrarem o ano campeões.

Ainda que pequenas, as chances de Mengo e Fogo são de 3,6% e 2,6%, respectivamente. Além dos já citados, apenas o Grêmio também apresenta alguma chance: 2,1. O clube gaúcho vai a campo amanhã, às 18h, para enfrentar o Vasco da Gama.

Tabelas

Os últimos jogos dos cinco clubes que possuem chances de título são: Palmeiras (Fluminense – 2/12 e Cruzeiro – 6/12), Botafogo (Cruzeiro – 3/12 e Internacional – 6/12), Atlético (São Paulo – 1/12 e Bahia – 6/12) e Flamengo (Cuiabá – 3/12 e São Paulo – 6/12).

Z4

Até agora, três clubes estão confirmados para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro: América, Coritiba e Goiás. Os únicos times com chances de preencher a última vaga do Z4 são: Bahia (49,8%), Vasco da Gama (32,6%), Santos (16,5%), Cruzeiro (1,1%) e Corinthians (0,01%).