Ézio Santos
PASSOS – O atletismo e caratê foram os principais destaques da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) disputados semana passada em Uberaba, incluindo os atletas que competiram pelas Superintendências Regionais de Ensino de Passos e São Sebastião do Paraíso.
Alguns desses atletas devem disputar, entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, no Rio de Janeiro, os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). Possivelmente dez competidores representarão cinco municípios, porém, ainda não se sabe quais as modalidades estarão incluídas no torneio nacional.
As cidades com mais número de competidores entre as duas superintendências são, Paraíso e Piumhi com sete e três, respectivamente, enquanto que Itaú de Minas, São Tomás de Aquino e Formiga serão representados por apenas um atleta cada. Nenhuma equipe de modalidade coletiva se classificou para os Jebs.
A maior quantidade de medalhistas de ouro na região vieram de Paraíso, com cinco, sendo uma medalha destinada a pessoa com deficiência (PDC); Piumhi, teve dois medalhistas; Itaú, Formiga e São Tomás, um.
O número de atletas femininos que devem ir ao Jebs é oito, o dobro do masculino.
A lista dos competidores que subiram no pódio em Uberaba pela SRE de São Sebastião do Paraíso são: Ryan Bonacini (EE Clóvis Salgado, módulo II, PCD, atletismo paralímpico); Marcela, (EE Paraisense, 80 metros livres); Nataly Conceição, (EE Dr. Benedito Ferreira Calafiori, módulo II, salto em distância); Letícia Silva, (EE Dr Benedito Ferreira Calafiori, módulo II, 50m livres); e Murilo Vilela, (Colégio Paula Frassinetti, módulo II).
De São Tomás de Aquino e Itaú de Minas os atletas são, respectivamente, Henrique Malheiros (EE Dr. Tancredo de Almeida Neves, salto em distância) e Marcela Corrêa Nassif Nunes (Colégio Educacional, modulo I – caratê).
Já a SRE de Passos divulgou apenas o nome dos municípios, escolas e modalidades: Formiga – E.E Professor Joaquim Rodarte, módulo II, kumitê, masculino; Piumhi, Colégio Losango, módulo II, kata e kumitê nos dois naipes.
O Comitê Olímpico Brasileiro promove em Ribeirão Preto, entre o 1º a 16 de setembro, os Jogos Brasileiros da Juventude. As SREs de Passos e Paraíso ainda não confirmaram a presença de atletas.
Natação
Atletas apoiados pelo Governo de Minas conquistam 14 medalhas no Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Manchester, na Inglaterra. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, uma de prata e oito de bronze. No cenário nacional, a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica encerrou a participação com 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes). O Brasil foi representado por 29 nadadores de dez estados (Ceará, Minas, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), sendo 15 mulheres e 14 homens.
Um dos destaques foi Gabriel Araújo, atleta revelado nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que garantiu três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas). Os outros atletas que asseguraram um lugar no pódio foram Gabriel Bandeira, Guilherme Batista, João Pedro Brutos, Laila Suzigan, Ruan Souza e Samuel de Oliveira.