Bianca Simionato
PASSOS – Aos 19 anos, Matheus Henrique Rodrigues Oliveira, conhecido como Mineiro, vem se destacando no futsal do Corinthians. Natural de Passos, o fixo estreou neste ano pelo time principal do Timão. Hoje, o atleta mora no Tatuapé, zona leste de São Paulo, onde encara a rotina de jogador profissional.
A trajetória de Mineiro no esporte começou cedo. Aos 8 anos, ele entrou para o time sub-11 de futsal do Clube Passense de Natação (CPN), mesmo sendo mais novo que os demais. “Matheuzinho, como era conhecido, antes de ser o Mineiro, começou com a gente como sócio-atleta. Na época tínhamos apenas a equipe sub-11 e ele já integrava mesmo novinho o time”, relembra Vinícius Silva Borges, treinador do CPN, que até hoje mantém contato com o atleta.
Depois de dois anos ele decidiu se mudar para o futebol de campo onde atuou por grandes clubes em estados diferentes: jogou no Botafogo de Ribeirão Preto, Cruzeiro, além de experiências no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Goiás, todos pelas categorias de base. No entanto, em 2023, decidiu retornar ao futsal, após sentir que o campo não estava mais lhe dando retorno.
Segundo Vinícius, a volta foi marcada por uma oportunidade oferecida pelo professor Gilson, da cidade de Ipuã (SP), que precisava de um atleta nascido no mesmo ano que Matheus. Com isso, Vinícius indicou o atleta passense, que chegou jogando em uma final e sendo destaque. Ele teve oportunidades de jogar no interior de São Paulo, até ser observado pela equipe do São José e convidado a integrar o time. Pelo São José, Mineiro foi vice-campeão paulista sub-20 em 2023 e campeão da Taça São Paulo em 2024.
O bom desempenho rendeu a transferência para o Corinthians, em julho de 2024. Em 2025, Matheus estreou pelo sub-20 no dia 19 de março, pela Taça São Paulo, marcando dois gols na vitória por 7 a 5 contra a AABB. Poucos dias depois, em 31 de março, veio a primeira partida pelo time principal, também pela Taça São Paulo: vitória por 5 a 1 sobre o Praia Grande. Nesta última sexta-feira, 4, Mineiro voltou a entrar em quadra com o time profissional e marcou mais um gol na vitória por 5 a 2 contra o Indaiatuba, pela terceira rodada da competição.
“A sensação no começo foi muito boa, minha adaptação foi bastante rápida, agora já estou acostumado a ser Corinthians”, diz o jovem, que tem a expectativa de conquistar títulos pelo profissional e deixar sua marca no clube.
Para o treinador Vinícius, que trabalha há 11 anos na formação de atletas no CPN e também comanda a escolinha Gol Academy, ver Matheus brilhar é motivo de orgulho. “É incrível de ver, o cidadão que ele se tornou e o atleta que está se tornando. É um exemplo para os jovens da cidade. O futsal é grande, muitos focam só no campo e esquecem o potencial que tem pra jogar o futsal. A torcida é diária para que continue trilhando esse caminho de sucesso”, completa.
Matheus com o treinador Vinícius, ainda nas categorias de base do CPN / Foto: Reprodução