Ícone do site Folhadamanha

Atleta de Cássia vence campeonato de Powerlifting

DIONE CESAR ESPERA REPETIR O FEITO NO MUNDIAL NA HUNGRIA PROGRAMADO PARA OUTUBRO DESTE ANO./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

CÁSSIA – O atleta do município de Cássia, Dione Cesar, de 31 anos, venceu a prova de agachamento com peso de 410 quilos durante o Campeonato Brasileiro de Powerlifting, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, em Balneário Camboriú (SC). Dione se classificou para o mundial da categoria na Hungria, que será disputado no mês de outubro.

O atleta também fez a maior soma de carga do Global Product Classification (GPC) Brasil com 1.001 quilos e quebrou todos os próprios recordes da categoria no squat raw, com 410, no bench press, com 215 e no deadlift, agachamento com peso de 376 quilos.

Em entrevista para um jornal local, Dione contou que, embora tenha nascido em Pratápolis, foi ainda muito pequeno para Cássia, considerando-se um cassiense. Segundo ele, há nove anos pratica o Powerlifting. “Comecei a competir sem qualquer pretensão, fui gostando, mas o interessante é a evolução, a superação”, ressaltou.

Para ele, desde essa época o esporte tem estado em constante evolução, tanto em relação às diversas técnicas aplicadas no universo raw, como no uso de equipamentos que permitem que os atletas efetuem o levantamento de cargas cada vez maiores. “Fui campeão brasileiro e recordista com agachamento 410 quilos, supino, 215, Terra 376, com total 1001, recorde brasileiro e sul-americano. A sensação de ver o resultado dos treinos é ótima, pois vejo que estou no caminho certo”, contou o atleta.

Sobre a rotina de treinos e alimentação, Dione explicou que malha diariamente entre 1,5 e 2,5 horas e frisou que tem uma alimentação bastante restrita. “Nada de besteiras. Alimentação balanceada e levo a sério até mesmo as horas de sono”, afirmou.

Powerlifting

O esporte tem o objetivo de levantar o maior peso possível em cada uma dos movimentos: movimento de agachamento, supino e o peso morto (levantamento terra). A modalidade foi oficialmente reconhecida em 1960, nos Estados Unidos. Em 1973 foi fundada a primeira federação internacional, a International Powerlifting Federation (IPF).

Durante as competições é permitido para cada competidor, três tentativas em cada levantamento. Para competir no esporte, o atleta tem que estar filiado em uma equipe, que por sua vez deve ser cadastrada a uma federação, ligada a Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (C.B.L.B).

Sair da versão mobile