Leonardo Natalino
PASSOS – O jovem atacante corintiano Wesley chama a atenção do futebol nacional e continental desde sua estreia no profissional. A velocidade e insistência nos dribles caracterizam o futebol do atleta de apenas 18 anos. Segundo o SofaScore, um dos maiores bancos de dados futebolísticos do mundo, o camisa 36 é o atleta sub-23 que mais dribla no futebol sul-americano.
Atuando predominantemente pela meia esquerda, Wesley é o jovem de até 23 anos que leva menos tempo para acertar um drible e para vencer um duelo diante do marcador. São necessários 18 minutos para superar o adversário na técnica, e em apenas 21 jogos já soma 43 dribles, média de 2 completos por partida.
Wesley também se destaca nas disputas de bola com os marcadores. O camisa 36 ganha um duelo a cada oito minutos. São 88 vencidos nos 788 minutos que ele tem como profissional em 2023. A média é de 4,2 duelos ganhos por partida.
Mesmo com essas marcas, o atacante não é titular absoluto do Timão, por escolha equivocada de Vanderlei Luxemburgo. Ele iniciou somente um terço das partidas que disputou até aqui – sete de 21.
Até o momento, ele balançou as redes duas vezes pelo profissional: sobre o Newell’s ‘s Old Boys, pela Sul-Americana, e sobre o Coritiba, pelo Brasileirão. Em ambos os casos o atacante entrou ao decorrer da partida.
O jovem também soma uma participação direta em gol, o empate em 4 x 4 com Grêmio, assistência para o gol de Giuliano, e uma indireta, no empate em 1 x 1 com o São Paulo, pelo Brasileirão, quando sofreu o pênalti que foi convertido por Fábio Santos.