28 de outubro de 2024
Exposição com entrada franca vai até domingo no Parque de Exposições em Paraíso / Foto: Divulgação
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – A 23ª Exposição Nacional de Orquídeas de São Sebastião do Paraíso, que começou na última sexta-feira, termina neste domingo, 27. O evento é organizado pela Associação Paraisense dos Orquidófilos.
A expectativa é reunir 50 produtores e receber um público superior a mil pessoas no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho nos três dias do encontro.
A exposição tradicionalmente é realizada em outubro, durante as comemorações do aniversário da cidade. “Já é uma tradição na nossa cidade, o público fica aguardando e os orquidófilos também, porque sabem que se trata de uma oportunidade de expor e também comercializar”, afirma Maria José Patrício, integrante da associação.
Além dos orquidófilos locais a exposição reune produtores da região como Passos, Guaxupé, Guaranésia, Muzambinho, Carmo do Rio Claro, Poços de Caldas e Alfenas. Também serão recebidos expositores de cidades do interior paulista, como Franca, Batatais, Ituverava, Ribeirão Preto, Mococa, Casa Branca e São José do Rio Pardo.
Os produtores se organizam numa espécie de circuito com realização de feiras e exposições que são realizadas em diversas localidades ao longo do ano.
Neste sábado, a exposição acontece entre 9h e 20h. Às 15h deste sábado, 26, conforme informação dos organizadores está prevista a realização de uma palestra sobre “Nutrição e Adubação de Orquídeas”, com o engenheiro agrônomo Marcus Vinícius Locatelli, especialista em proteção de plantas, com mestrado e doutorado. Já no domingo,27, a exposição começa às 9h e termina às 16h.
Além de apreciar a exposição das mais diversas espécies de orquídeas, os participantes poderão também adquirir exemplares que serão comercializados. Durante todos os dias, haverá venda de adubo, substratos e vasos, com valores acessíveis. O público terá oportunidade de adquirir plantas muito comuns utilizadas para a decoração de casas, escritórios e outros ambientes.
Paralelamente à exposição acontece o concurso para eleger os mais belos exemplares de plantas. A competição é regida pelas normas da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob), que leva em consideração, entre outros quesitos, a dificuldade de cultivo e a raridade das orquídeas. São observados detalhes como a melhor micro orquídea, espécie estrangeira, espécie nacional, botânica, híbrida, exótica e a melhor planta exposta.