Cultura Destaques

Associação promove 1º Festival de Arte Urbana em Capitólio

13 de julho de 2023

Obras grafitadas estão espalhadas por toda a cidade./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

CAPITÓLIO – A Associação Amigos da Cultura de Capitólio promove hoje, 14, das 14h às 17h, a exposição coletiva “Poéticas Urbanas”, que marca a abertura do 1° Festival de Arte Urbana de Capitólio (FAUC), na Casa de Cultura Tio Inácio.

De acordo com um dos idealizadores do festival, Augusto Baeta, as obras ficarão expostas até o dia 9 de setembro e a visitação será gratuita. “As exposições acontecem na Casa de Cultura Tio Inácio, em Capitólio, e também na Galeria Eco Village, localizada na Pousada Escarpas Eco Village. A expectativa é que o Festival se transforme em um evento anual. Capitólio vai se transformando aos poucos em um museu de arte a céu aberto e um polo de arte e cultura na região”, ressaltou.

Segundo Augusto, além das exposições, murais ficarão expostos pela cidade e servirão como um legado permanente para Capitólio. “O FAUC, além de exposições, criou 12 painéis grafitados pela cidade, num total de aproximadamente 600 m2 de pintura. Para a realização desses murais, contamos com a produção e curadoria da empresa ‘Quarto Amado’, que agrega vários artistas de reconhecimento nacional e internacional”, disse.

Segundo ele, o evento tem a contribuição de empresários e cidadãos da cidade, que ofereceram alimentação, hospedagem, passeios e materiais auxiliares, de forma a viabilizar o evento.

Conforme a associação, em 2022 aconteceu a primeira edição do Circuito de Arte Contemporânea de Capitólio (CACC), contando com a participação de cinco artistas mineiros de reconhecimento nacional e internacional, além da criação de duas galerias e três jardins de esculturas, totalizando 80 obras expostas. O evento no ano passado fundamentou a realização do Festival de Arte Urbana.

Os artistas que participarão da exposição são: Alexandre Rato, Clara Valente, DaviDMS, Fenix, Fhero, Helder Cavalcante, Luís Matuto, Nila do Cerrado, Raquel (Quero Bolinho) e Thiago Alvim. Segundo os organizadores todos os trabalhos expostos estarão também à venda.