Destaques Geral

Associação em Paraíso promove curso de classificação e degustação de cafés

20 de julho de 2024

Foto: Reprodução

VINÍCIUS BORGES

 

PARAÍSO – A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove entre os dias 22 de julho e 2 de agosto o curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais.

De acordo com a associação, o objetivo é possibilitar uma melhor qualificação de todos os envolvidos no meio rural, gerando novas oportunidades de trabalho e diminuição de custos de produção, sendo voltado, principalmente, para atender a demanda de produtores e trabalhadores rurais, associados ou não.

“Cada treinamento tem uma carga horaria, alguns podem ser realizados a noite, às vezes na cidade, mas a grande maioria é em propriedade rurais onde possuímos os recursos necessários, fazendo com que os participantes aprendam na prática”, informa a Acissp.

“Os treinamentos são marcados de acordo com a demanda que temos de propriedades, que irão sediar o curso e são nossas parceiras na realização, assim como os recursos que temos disponíveis e a disponibilidade do instrutor, sendo assim não existe um prazo pré-estabelecido para as inscrições, porém as vagas são limitadas e normalmente poucas horas depois da publicação já preenchemos a turma. Neste caso sempre existe uma lista de espera para o próximo treinamento”, informou a associação.

Segundo a Acissp, o curso de classificação e degustação de cafés especiais busca mostrar aos produtores a grande importância em possuir alguns lotes que não sejam “commodities” (café convencional encontrados na região).

No curso, os participantes aprendem também como são feitas as análises e pontuações, identificação de aromas, sabores e como fazem a classificação.

Colhedeira

A associação também promove o curso de “Operador de Colhedeira Automotriz, que será realizado entre os dias 22 e 24 de julho, na Fazenda Tecoara na Antinha.

Conforme a Acissp, o treinamento busca capacitar os operadores para um melhor aproveitamento da colheita, com ensinamentos sobre cálculos e ajuste nas máquinas, sem causar danos ao café.

“Com esses treinamentos o agronegócio torna cada vez mais profissional e consequentemente mais lucrativo”, afirmou.

Ainda de acordo com a associação, são realizados, em média, quatro cursos ao mês de diversos temas. “Já estão programados um curso sobre recolhedora de café em agosto e outro relacionado a compatibilidade de misturas em tanque, que está agendado para o mês de setembro”, ressaltou.