13 de janeiro de 2025
Projeto pretende capacitar as participantes que buscam um espaço no mercado de trabalho, com foco na geração de renda e na independência financeira / Foto: Divulgação
Carlos Renato
PASSOS – A Associação de Assistência Social Vida & Arte (AVA) abriu 30 vagas para o projeto ‘Amor e Arte’, que oferece oficinas de artesanato com MDF e artesanato com tecido para mulheres com 18 anos ou mais. Cada oficina disponibiliza 15 vagas e as inscrições devem ser feitas no mês de janeiro, nas segundas e terças-feiras, entre 8h e 10h, na sede da AVA.
Segundo a assistente social e uma das organizadoras das oficinas Pamela Cibele da Silva Lima, o projeto, que surgiu em 2023, conta com a atuação da coordenadora Noris Zaparolli, da orientadora social Rosemeire Maria Souza, além de auxiliar de serviços gerais e duas oficineiras.
Pamela afirma que o projeto pretende capacitar as participantes que buscam um espaço no mercado de trabalho, com foco na geração de renda e na independência financeira.
“Essas oficinas de artesanato também contribuem para o empoderamento feminino e elevação da autoestima dessas mulheres, fatores fundamentais para a compreensão de que elas podem sim mudar, não somente suas realidades, como também de suas famílias e da comunidade onde vivem, uma vez que o ofício de artesão é aprendido e compartilhado com outras mulheres que já vivenciam a mesma situação”, afirma.
“Ter a possibilidade de trabalhar em casa beneficia a sociedade, pois inclui as mulheres no mercado de trabalho, reduz as desigualdades e fortalece os laços familiares, gerando autonomia financeira, incentivo ao empreendedorismo, além de redução de problemas sociais ligados à negligência infantil e à economia local”, aponta a profissional.
Para ela, esse projeto, com a promoção dessas oficinas, deve ultrapassar a participação do ano passado. “É sempre a mais positiva possível (expectativa). As alunas das oficinas anteriores já confirmaram presença e novas interessadas estão entrando em contato para obter informações. Cada oficina tem capacidade para atender até 15 participantes, tendo como parâmetro as oficinas anteriores, a expectativa é de todas as vagas sejam preenchidas”, disse a assistente social.
Conforme Pamela, a previsão da AVA é promover outros projetos/oficinas ainda neste ano. “Além das oficinas com artesanatos, a associação também desenvolve o projeto ‘Provisão’, que viabiliza cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar”, afirma.
Segundo a associação, a previsão é que as oficinas do ‘Amor e Arte’ iniciem em fevereiro, com duração de três meses. O projeto será desenvolvido na sede da AVA, localizada na rua Canjeranus, 1535-A.