BELO HORIZONTE – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove as plenárias regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) voltado a estudantes do ensino médio. A iniciativa é realizada por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.
Segundo a Assembleia, os encontros se estendem até a próxima quinta-feira, 10, e cada um dos 20 polos regionais, que englobam os 137 municípios integrantes do PJ Minas 2023, realiza sua plenária regional.
De acordo com a ALMG, nas plenárias regionais, os jovens se debruçam sobre relatório que consolida as propostas em relação ao tema da edição, priorizadas pelas cidades de cada polo. Neste ano, os estudantes tratam do tema “Jovem e Mercado de Trabalho” e de seus três subtemas: Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho; Escolaridade e qualificação profissional; e Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.
Conforme a ALMG, neste momento, representantes de todos os municípios vão para a sede do polo e debatem essas propostas, priorizando as melhores, que serão levadas à plenária estadual, realizada na Capital mineira, nos dias 20, 21 e 22 de setembro.
Propostas ganham projeção
A coordenadora estadual do PJ Minas, Veruska Gontijo, enfatiza que as plenárias regionais são um momento especial. “As propostas elaboradas na etapa municipal passam a alcançar o polo para serem debatidas e escolhidas. Era a perspectiva de um município e agora passa para a de uma região”, disse.
Em vídeo que fez sobre a plenária regional, divulgado no Instagram do PJ Minas, Veruska Gontijo ressaltou que o programa se configura como um processo educativo contínuo e falou sobre a importância da efetiva participação dos estudantes. “Vale neste momento cuidar da escuta e da comunicação e das relações entre vocês que são participantes de municípios diversos. As diferenças nos desafiam a todo momento. Mas é importante respeitar as diferentes contribuições”.
Segundo a coordenadora, os estudantes fazem outras duas entregas na plenária regional, além das propostas priorizadas. São elas: sugestão de tema para ser discutido no PJ Minas no ano seguinte e lista de representantes escolhidos para participar da plenária estadual.