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Arezzo, Itália

BLOCO DE MODA – Wagner Pena

Há muitos anos a moda brasileira vem acalentando o sonho de tornar-se um player mundial. Embora tenha conseguido algo de forma enviesada (com exportação de tecidos, artigos de cama & mesa e outros) no que chamamos de moda isso sempre foi feito de forma incipiente. No máximo, algumas tentativas isoladas e com números inexpressivos.

Pesa muito nisso, a falta de políticas públicas voltadas para a exportação do nosso produto fashion, o chamado custo Brasil (que retira a competitividade da nossa moda com o que se faz lá fora) e, nos últimos tempos, o avanço incrível da tecnologia, que rompeu barreiras geoeconômicas nesse negócio e criou o chamado efeito Shein.

Diante desse quadro, torna-se ainda mais significativa a iniciativa da Arezzo de comprar a marca italiana Paris/Texas (de sapatos exclusivos), para servir de portal de entrada do grupo, de forma incisiva, no mercado internacional. De forma eletiva, a empresa já participa (indiretamente) com a marca Alexandre Birman, assinatura do também CEO da holding.

A compra da marca italiana (por U$25 milhões) é coerente com a meta da empresa alcançar o mercado mundial de forma mais ampla. Coincidência, isso se dará pelo país que inspirou a marca do grupo, quando o Anderson Birman (pai do Alexandre) apontou a cidade de Arezzo, no mapa, para escolher o nome da empresa iniciante.

Esse ‘circuito conceitual’ para a nova aquisição se fecha, brilhantemente, ao remeter ao mercado norte-americano (foco final de tudo isso) através de uma cidade cravada no interior do Texas, Paris.

VAIVÉM

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PONTO FINAL

No tumultuado cenário do varejo fashion, a grande novidade do momento é o ‘renascimento’ das vendas físicas, isto é, feitas através de lojas. Embora o e-commerce esteja crescendo também, diminuiu o ritmo. Como nova estratégia, as maiores redes que vendem roupas estão fechando as grandes lojas nos shoppings centers e/ou no centro das cidades, para abrir espaços menores (e mais personalizados) nos bairros. Está dando certo.

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