Carlos Renato
PASSOS – O Aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu 234 denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais na região até o último domingo, dia das Eleições Municipais 2024.
O número leva em consideração as denúncias cadastradas a partir de 16 de agosto, quando foi publicada a portaria sobre a utilização do app, até a data do pleito.
Com 69 notificações, o município de Alpinópolis lidera o número de denúncias de supostas irregularidades em campanhas eleitorais. O número corresponde a 29,48% do total de registros.
Passos, com 44 denúncias, aparece em segundo lugar no ranking de do aplicativo Pardal, seguido por Carmo do Rio Claro (25) e São João Batista do Glória (17). Já São Sebastião do Paraíso registrou 15 denúncias entre 16 de agosto e 6 de outubro.
Segundo o portal do aplicativo, os municípios de Doresópolis, Itamogi, Pimenta, Pratápolis e Vargem Bonita não tiveram nenhuma notificação de denúncia nessas eleições.
Minas
Em todo o estado foram feitas 13.394 denúncias eleitorais, sendo 5.787 contra candidatos ao cargo de vereador; 5.178 contra candidatos a prefeito; 2.341 contra
partidos políticos, coligações e/ou federações; e outras 88 denúncias contra candidatos ao cargo de vice-prefeito.
O portal do aplicativo Pardal não disponibiliza os dados por município considerando quem é o denunciado.
Considerando o tipo de denúncia, o portal aponta que 26% das notificações são referentes a colocação irregular de banners, cartazes e faixas, seguindo por irregularidades de campanhas em bens públicos (10%) e de irregulares em posts e/ou publicações na internet (9%).
Sete Lagoas (1.530 denúncias), Belo Horizonte (855), Ribeirão das Neves (689) e Governador Valadares (480) lideram em maiores notificações de denúncias eleitorais em Minas Gerais.