Ícone do site Folhadamanha

Após temporal, Carielo cria comitê e Cássia prepara bacia de contenção

Foto: Reprodução

Carlos Renato

 

Carmo mobiliza secretarias para atender famílias vítimas das chuvas

C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro criou nesta terça-feira, 7, um comitê com a participação de três secretarias para prestar atendimentos a famílias que foram atingidas pelas chuvas da última segunda-feira, 6. O temporal causou enchentes e deixou danos em vários pontos da cidade.

Conforme pronunciamento do prefeito Filipe Carielo em redes sociais, uma reunião de emergência deve ser realizada com o objetivo de levantar os prejuízos e mais informações sobre os danos.

“Vamos fazer uma reunião de emergência com os secretários para fazer um balanço dos danos que foram causados pelas enchentes. Já conversamos com as vítimas e colhemos os endereços mais atingidos para saber quantas pessoas e estabelecimentos foram atingidas”, disse.

Segundo a prefeitura, as chuvas intensas que atingiram o município na tarde de segunda causaram diversos problemas de infraestrutura, com alagamento de ruas, além de casas e pontos comerciais inundados pelas enxurradas.

“Um dos casos mais graves foi a queda de um muro na Rua Duduca Vilela, que tornou necessária a retirada imediata de uma família do local”, destacou a prefeitura.

Para minimizar a situação, a prefeitura, junto com as secretarias de Obras e Serviços Públicos, da Defesa Civil e da Assistência Social estão mobilizadas para prestar atendimentos a famílias por conta dos danos causados.

“A prefeitura já vinha trabalhando preventivamente na limpeza de bueiros e córregos para garantir a evacuação adequada das águas das chuvas. Além disso, está sendo realizado um levantamento para identificar novas ações que possam minimizar os problemas em momentos como este, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar da população”, informa a administração municipal, sobre as ações que serão tomadas.

“Seguiremos atentos e trabalhando para que a cidade supere os impactos das fortes chuvas, e em caso de novas chuvas, os impactos sejam minimizados”, ressalta a prefeitura, em nota.

A administração municipal informou ainda que funcionários das secretarias envolvidas fazem um plantão para atender moradores que buscam ajuda.

Conforme destacou a prefeitura, desde o 1º de janeiro choveu 137,5 mm em Carmo do Rio Claro, o que corresponde a 42,7% da média esperada para o mês de janeiro, que é de 322 mm. Somente na última segunda-feira, 6, foram 32,4 mm registrados, o que representa 10,06% do total previsto para o mês inteiro.

TEMPORAL DA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA CAUSOU ENCHENTE / Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

Em Cássia, prefeitura providencia bacia de contenção para escoar água

CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia iniciou nesta terça-feira, 7, algumas medidas para solucionar os problemas causados pelas chuvas da última segunda-feira, 6, e que causaram estragos em casas e estabelecimentos. Uma das ações será a instalação de uma bacia de contenção no Córrego da Praia, que percorre a área urbana.

Segundo o prefeito Donizete Vilela, uma equipe da prefeitura analisou o córrego e constatou que as enchentes foram causadas pelo grande volume de água, o que teria excedido a capacidade máxima do sistema de esgoto.

“Analisamos o córrego para entender melhor as enchentes recentes. No início, acreditávamos que as obstruções poderiam ter causado o alagamento da última chuva, em um curto intervalo de tempo houve alagamento, mas verificamos que não há bloqueios. O grande volume de água excedeu a capacidade do sistema de esgoto”, afirmou Donizete, após visita ao local.

De acordo com o prefeito, para solucionar o problema deve ser providenciado, nos próximos dias, uma bacia de contenção como medida provisória, para diminuir a pressão da água e evitar novos alagamentos.

“Essa é a primeira etapa até a execução de uma obra definitiva que resolverá o problema. Estamos compromissados com a nossa cidade e o bem-estar de todos os cidadãos”, destacou.

Conforme informações da prefeitura, as chuvas deixaram vários pontos de alagamento e causaram prejuízos na cidade, destacando ainda que o asfalto de uma via foi arrancado e alguns carros foram arrastados pela correnteza.

Ainda segundo a administração, foi necessário o uso de máquinas e caminhões para fazer a limpeza do local.

PREFEITURA CONSTATOU QUE O CÓRREGO DA PRAIA EXCEDEU A CAPACIDADE MÁXIMA DO SISTEMA DE ESGOTO. UMA DAS MEDIDAS É INSTALAR UMA BACIA DE CONTENÇÃO NO LOCAL / Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Sair da versão mobile