Destaques Geral

Após pai perder a fala por conta de AVC, carmelitano cria site para auxiliar pessoas com limitação na fala

13 de junho de 2025

Site oferece uma mesa interativa onde o usuário clica em blocos que emitem sons e mostram, simultaneamente, imagens e palavras correspondentes / Foto: Divulgação

Carlos Renato

C. R. CLARO – Os carmelitanos Otávio Augusto de Melo Costa e Luana de Melo Pereira lançaram, neste mês, uma ferramenta digital gratuita voltada para o auxílio de pessoas que tem dificuldades na fala. O site comunicarfacil.com.br está disponível para visita e utilização.

A plataforma utiliza inteligência artificial para facilitar a comunicação de pessoas com limitações causadas por condições como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo Otávio, o site oferece uma mesa interativa onde o usuário clica em blocos que emitem sons e mostram, simultaneamente, imagens e palavras correspondentes. “A ferramenta foi projetada para promover autonomia e melhorar a interação entre pacientes e cuidadores, familiares ou profissionais da saúde.”

O criador do projeto explica que o surgimento do site nasceu da experiência pessoal com o pai, que perdeu a fala após um AVC. “Não encontrei ferramentas eficazes no mercado, então decidimos criar uma solução acessível para ele e para outras pessoas com a mesma necessidade”, afirma.

Segundo ele, o desenvolvimento da plataforma levou mais de um ano e contou com recursos de inteligência artificial para tornar os áudios claros e compreensíveis. “O site está sendo testado com profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos e enfermeiros, que já relataram bons resultados no uso com seus pacientes”, ressalta.

Conforme os criadores, o Comunicar está em constante aperfeiçoamento e a intenção é expandir o projeto para aplicativos móveis e apresentá-lo em eventos e congressos da área de saúde e tecnologia, mantendo sempre uma versão gratuita disponível ao público.

Otavio Augusto de Melo Costa trabalha como designer e é estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Já Luana de Melo Pereira trabalha como analista de projetos e é formada em Ciências da Computação.

Site

O site foi desenvolvido para ser uma ponte de comunicação eficaz, adaptando-se às necessidades individuais de cada usuário, onde os dados são protegidos e a interface é segura para uso em ambiente clínico

Desenvolvido com base na escuta ativa de profissionais e famílias, a plataforma possui três modos especializados: Básico (ideal para uso mediado por cuidadores, enfermeiros ou profissionais, especialmente em ambientes clínicos e hospitalares); Dinâmico (aparecem em uma única tela com rolagem guiada por categorias, facilitando a comunicação rápida); e Construtor (o usuário pode selecionar vários cards para montar frases completas, incentivando a alfabetização e o aprendizado ativo).