Destaques Educação

Após imbróglio, SRE abre nova turma de 3º ano no Polivalente

26 de fevereiro de 2025

Pais e responsável reclamaram sobre a mudança do turno dos alunos matriculados no 3º ano do ensino médio no Polivalente / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos abriu mais uma turma do 3º ano do ensino médio no período matutino na Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza (Polivalente).

Nas últimas semanas pais, responsáveis e estudantes reclamaram, em redes sociais, sobre a decisão da direção da instituição de ensino em redistribuir turmas entre os períodos matutino e noturno, o que gerou insatisfação de alunos que tiveram que trocar o período da manhã pelo da noite.

Segundo o SRE-Passos, o que ocorreu no Polivalente durante o início do ano letivo foi a necessidade de redistribuição de turmas entre os turnos matutino e noturno em razão da falta de espaço físico para atender todos os alunos no período da manhã.

A SRE-Passos aponta que, por conta do problema, identificado no ano passado, a gestão escolar realizou uma reunião com pais e responsáveis, esclarecendo a necessidade de reorganização das turmas.

“Ficou registrado em ata assinada pelos presentes que, em 2025, as turmas do 3º ano do ensino médio seriam redistribuídas do turno da manhã para o noturno”, afirma a superintendência.

Com a medida, pais e responsáveis se manifestaram contra a mudança de turno, alegando suposta falta de comunicação ou justificativa, além de não estarem previamente esclarecidos sobre a determinação no ato da rematrícula.

Os pais reclamaram que o impacto da mudança poderia causar estresse e mal-estar nos estudantes e apontaram ser inaceitável que adolescentes sejam forçados a mudar de turno sem a possibilidade de diálogo.

Diante do cenário, a SRE-Passos, responsável pela coordenação da escola, atendendo à comunidade, decidiu pela abertura de mais uma turma do 3º ano do ensino médio no turno matutino.

A superintendência aponta que nas demais escolas da rede estadual de ensino em Passos não foi necessário remanejamento e adequação de turnos e de alunos.

Segundo a SER, anualmente é elaborado o Plano de Atendimento Escolar (PAE), cujo objetivo é planejar a oferta de vagas para o ano seguinte e garantir a continuidade do atendimento aos estudantes, considerando o número de matrículas e o espaço físico das unidades escolares de todo o estado.

Atualmente, o município de Passos possui cerca de mil estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio.