Rafael Marcon
PASSOS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acumulou uma multa no valor de 70 mil francos suíços, aproximadamente R$ 402 mil, que deve ser paga à Fifa. Nesta quarta, 10, o Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol julgou a briga do Brasil e Argentina, que aconteceu no Maracanã, no dia 21 de novembro de 2023, decretando as punições à Seleção Brasileira. Na ocasião, uma confusão generalizada ocasionou uma ‘guerra’ entre torcedores. Os jogadores também estiveram de sangue quente em campo.
A multa imposta ao Brasil refere-se a duas modalidades diferentes de sanções. A primeira seria avaliada em 50 mil francos suíços pela ‘falha em garantir a segurança no local do jogo’ com a Argentina. Já a segunda modalidade, somaria mais 20 mil francos suíços por ‘faltar com disciplina aos arredores do estádio’. O estopim para o início da muvuca teria sido as vaias dos brasileiros ao hino da Argentina.
Os dirigentes da CBF ainda terão que arcar com uma antiga punição referente ao jogo entre Brasil e Bolívia, nas atuais Eliminatórias. Neste duelo, a Seleção Brasileira atrasou para chegar ao campo e ainda viu um torcedor invadir o gramado. Este caso foi avaliado em uma multa de 5 mil francos suíços, o que daria, aproximadamente, mais R$28 mil reais.
Apesar dos incidentes não gerarem possíveis punições esportivas severas, como a perda de mando de campo, proibição de público em futuros jogos ou perca de pontos, ainda sim um jogador brasileiro que participou das confusões arcou com as consequências. Trata-se de Joelinton, volante que esteve entre os convocados para a derrota no clássico com a Argentina.
O jogo terminou em 1 x 0 para os visitantes. Joelinton entrou no segundo tempo e em poucos instantes, foi expulso. O brasileiro acertou o rosto de De Paul e levou o vermelho direto. A Fifa decidiu punir o atleta do Newcastle, da Inglaterra, em um gancho de dois jogos na amarelinha. Ele ficará indisponível para as partidas contra Equador e Paraguai, nas Eliminatórias, em setembro.