Destaques Geral

Após casos de raiva animal, Carmo realiza operação bloqueio

22 de janeiro de 2025

As equipes de vigilância passarão de casa em casa para realizar a imunização em cães e gatos que não possuem as duas doses da vacinação. / Foto: Reprodução

Vinícius Borges

C. R. CLARO – A Vigilância em Saúde de Carmo do Rio Claro iniciou, neste mês, uma operação de bloqueio contra a raiva em animais. A medida ocorre após o diagnóstico de casos da doença em animais domésticos na zona rural e na área urbana do município.

Segundo a prefeitura, na área urbana a operação teve início nesta terça-feira, 21, e a imunização será feita nos bairros do Rosário, Porto e Jacuba, das 7h às 16h. Na zona rural, o bloqueio foi realizado no início do mês.

No Rosário, as equipes passarão nas ruas Coronel José Balbino, Paulo VI, José Querino e na travessa Luís Adauto Borges. No bairro Porto, a vacinação acontece nas ruas Marechal Deodoro, Valda Leite Pereira e Maria Dominiquini de Oliveira e, na Jacuba, os alvos da vacinação são a rua dos Lopes, rua Antônio Anselmo, rua Irmã Suzana e rua Flavita Oliveira.

De acordo com o médico veterinário e chefe da Vigilância em Saúde do Carmo, Pedro Teodoro da Silva, a vacinação está acontecendo nos bairros próximos de onde ocorreu o caso de raiva e não há um prazo para terminar, dependendo de quando conseguirem vacinar todos os cães e gatos da região.

“Não tem uma data limite porque a gente tem que fazer um bloqueio. Quando um animal dá positivo para raiva, temos que bloquear aquele perímetro. Assim, nós vacinaremos todos os cães e gatos da região que possuírem apenas uma dose da vacina de raiva ou que nunca foram vacinados”, afirma Silva.

Segundo ele, a operação de bloqueio é realizada para impedir que a doença seja disseminada para outros animais.

“Em relação à quantidade de doses distribuídas, nós dependeremos de quantos animais conseguiremos vacinar. Hoje o município tem mais de 500 doses para podermos fazer a vacinação, então conseguimos vacinar mais de 500 animais. Eu acredito que não vai ser essa quantidade, mas a gente tem suprimentos para mais de 500 animais”, disse.

“A nossa expectativa é atingir todos os animais dessa região que não têm imunização ou que têm somente uma dose da vacina antirrábica”, afirma.

Na zona rural, onde três animais foram diagnosticados com a doença, o chefe da Vigilância em Saúde afirma que a operação de bloqueio foi realizada no último dia 11, nos locais onde os casos foram registrados. Segundo ele, um dos casos foi próximo da área urbana.

Raiva

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.