Ézio Santos
PASSOS – A comemoração do Dia das Crianças para quem é membro da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Passos (Apap) foi antecipada uma semana antes da data oficial. O presente que todos receberam de forma coletiva foi o piquenique que teve como palco o Rancho Novo Mundo, localizado no prolongamento do Corredor São Domingos, distante 3 quilômetros do bairro Bela Vista.
O evento foi possível graças à parceria com o proprietário da fazenda, José Maria, presidente da Associação Passense de Equoterapia (APE). Além de aproximadamente 60 crianças e adultos autistas, também participaram do piquenique pais, mães, responsáveis e profissionais da saúde que atendem tanto na clínica da Apap como os da equipe de sessões de equoterapia no rancho.
O período em que todos aproveitaram para se divertir, conversar com os colegas e familiares foi entre 8h e 11h. A parceria entre a APE e Apar rendeu aos cerca de 120 participantes, cachorro-quente, pão com carne, produtos de padaria, sucos, refrigerantes, picolé e outras guloseimas. Foram necessários dois micro-ônibus e cerca de 20 veículos de passeio para o transporte.
“Foi muito divertido por causa do local diferente, com animais, muita gente adulta recordando os tempos de escolas as festinhas sob uma árvore frondosa. Os autistas puderam subir nos cavalos, bajular um filhote de suíno, pintar papel e jogar baralho, entretendo até os adultos o tempo todo. Foi uma manhã mais que especial nas nossas vidas, raro de acontecer”, contou Alisson Soares Alves, administrador da Apap.
As oficinas sensoriais, boca do palhaço e outras atividades recreativas tiveram muita participação das crianças, porém, a exposição de mini animais de verdade foi a principal atração do evento entre os presentes no piquenique.