Vinícius Borges
PASSOS –Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Passos (Apap) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) promoveram, no último sábado, o “Ação Cidadania Abril Azul” na Praça do Rosário no último sábado. O objetivo foi conscientizar sobre o autismo e realizar atividades em prol da comunidade.
De acordo com a Apap, o evento ocorreu das 8h às 12h e contou com cerca de 800 pessoas que participaram de atividades como massagem relaxante, auriculoterapia, terapia de ventosa, aferição de pressão, teste de glicemia, pintura facial, brincadeiras para as crianças e distribuição de pipoca, algodão doce e refrigerante.
“A Sedest já tem esse evento dentro do cronograma deles que expõe para toda a sociedade o trabalho desenvolvido por eles, então nós pegamos uma carona neste mês de abril, que é o mês de conscientização do autismo, e usamos desse aparato deles como os brinquedos, algodão doce, pipoca e atrativos para fazermos um trabalho de conscientização na nossa cidade. Então ajudamos na divulgação, na organização e nessa parte de material para conscientização, ficou por nossa conta”, disse o diretor administrativo da Apap, Alisson Soares Alves.
A ação também teve o apoio da organização Patas Amigas e dos cursos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) de Medicina, Estética e Cosmética, Educação Física, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, que auxiliaram na organização e realização das atividades, além da divulgação.
“Essa parceria com a Sedest surgiu dessa conversa de que eles teriam que fazer esse evento, se eu não me engano seria em setembro, mas fizemos em abril para aproveitar o abril azul e as atividades foram realizadas por parte da Sedest com os brinquedos e outros aparatos. O pessoal da faculdade da Uemg realizou sessão de massagem e conscientização de alimentos”, afirmou.
“A organização Patas Amigas fez doação de animais. O pessoal da Educação Física montou um circuito para o público participar, assim como os representantes da equoterapia também montaram um outro circuito”, disse Allison.
Segundo o diretor, o principal objetivo dessa realização foi a conscientização sobre o abril azul e o autismo. “A importância da realização a gente atingiu. O nosso intuito foi levar o maior número de informações às pessoas, sobre o que é autismo e como lidar com isso. Dessa forma, nós fizemos uma cartilha que foi distribuída ao longo do evento, para responder a esses questionamentos”, destacou.
Fotos: Divulgação