Ícone do site Folhadamanha

Apae inaugura Centro Aquático Josiane Lemos Calixto Rossi

Foto: Arquivo FM.

Tamiris Figueiredo

PASSOS – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passos inaugura, nesta quinta-feira, 21, o Centro Aquático Josiane Lemos Calixto Rossi, que foi implementado após iniciativa reforma e adaptação do espaço aquático para atender necessidades especiais dos alunos da instituição. Segundo a Apae, a transformação foi possível graças ao apoio da Arena Salvador, que contribuiu com R$ 239.893,00 para a reforma do centro.

Ainda de acordo com a Apae, a homenagem à Josiane Lemos Calixto Rossi é um toque especial no projeto. Josiane dedicou sua vida à Apae de Passos, atuando como professora na instituição por muitos anos.

“Sua história começa logo após a fundação em 1971, como professora. Depois, assumiu a secretaria e encerrou os 33 anos de trabalho na Apae de Passos como vice-diretora. Desde então, é membro da diretoria e contribui até hoje em alguns eventos sociais”, revela Claudia Arouca, responsável pela articulação comunitária da Fundação.

O objetivo da reforma é oferecer mais possibilidades de estímulos através da atividade física para os usuários, com aulas de hidroginástica, explicou o professor da fundação, Roosevelt Júnior. “A partir da promoção da saúde e da qualidade de vida dos usuários, esses estarão mais aptos a enfrentar os desafios do dia a dia”, explica o professor.

A reforma do espaço foi necessária devido a ampliação das atividades para os usuários, como afirma Claudia Arouca: “Era um espaço com uma piscina aberta e uma piscina coberta para bebês. Com a ampliação das atividades para os usuários, foi necessário reformar o espaço para adequar as atividades para autistas, tais como rampa, mesa aquática, cobertura e aquecimento das piscinas”.

A reforma do Centro Aquático foi cuidadosamente planejada para oferecer aulas recreativas e sessões de reabilitação adaptadas às necessidades dos alunos da Apae e, especialmente, dos autistas. Os professores de educação física Jean Lucas e Roosevelt Júnior, juntamente com os fisioterapeutas Isadora Melo e Rubens Klaussner, liderarão as aulas e atividades nas piscinas.

A fisioterapia aquática, um dos principais enfoques desse centro, tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida dos alunos da Apae. Segundo Claudia Arouca, essa terapia “ajudará na melhora do equilíbrio, nas atividades motoras, facilitando suas atividades diárias”.

“A estimulação no meio líquido contribui para a melhora da saúde física e mental, além de contribuir para o desenvolvimento psicomotor”, completou o professor Roosevelt.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Arena Salvador, a homenageada Josiane Lemos, membros da diretoria da Apae, convidados especiais e a equipe dedicada da Apae, que há décadas trabalha para promover a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência na região.

Sobre a Apae de Passos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passos é uma organização sem fins lucrativos que dedica seus esforços à inclusão e ao bem-estar de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Fundada em 1971, a Apae de Passos continua a oferecer apoio, educação e oportunidades para indivíduos e suas famílias na região.

Sair da versão mobile