Destaques Geral

Apae de Paraíso realiza Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual

22 de agosto de 2024

Apae atende quase 390 alunos da cidade e outros municípios vizinhos / Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Sebastião do Paraíso iniciou na quarta-feira, 21, as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A entidade, que abriga cerca de 390 alunos da cidade e de municípios vizinhos, programou eventos de lazer e de reflexão para celebrar esse período.

Neste ano, o tema proposto para a reflexão em todas as associações do Brasil é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. A iniciativa tem como objetivo incentivar o debate e aprofundar análises sobre a trajetória da Apae Brasil e o papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

No entanto, apesar dos avanços, o tema alerta sobre a necessidade da não acomodação, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso aos seus direitos.

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana é comemorada no período entre 21 a 28 de agosto. São realizadas campanhas e ações de promoções institucionais que visam o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social. O trabalho também é voltado para propor e cobrar políticas públicas para promover a inclusão social deste segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Em Paraíso, a Apae atende a cerca de 390 alunos que, além da cidade, com abrangência ao distrito de Guardinha, também são oriundos de municípios vizinhos como Jacuí, Itamogi e São Tomás de Aquino. O atendimento é realizado em turmas divididas em faixas etárias e também possui níveis diferentes de ensino, com funcionamento em dois períodos sendo as aulas de manhã e à tarde.

Assim como nos outros anos, como já se tornou tradição, a Apae montou uma programação festiva para celebrar com seus alunos a semana. Nesta quinta-feira, 22,  haverá pela manhã, às 8h30, roda de conversa envolvendo os alunos, pais e professores sobre o tema “Os perigos das redes sociais”. Às 13h30 ocorrerá a primeira gincana. Já no período noturno, às 19h, haverá palestra no Salão Nobre Auto defensores, com histórias de sucesso envolvendo alunos, ex-alunos, família e mercado de trabalho.

Na sexta-feira o evento contará com a participação especial de funcionários e atendidos que fizeram parte da instituição. Durante o dia também haverá gincana e outras atividades de lazer. Na segunda-feira,26, os alunos visitarão as instalações da Câmara Municipal e, no dia 28, serão realizados passeios pela cidade com o trenzinho Maria Fumaça. Para o encerramento no dia 28 de agosto está programado recreação e lazer no Clube Senior’s Paraisense.

Entre as leis que asseguram a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, destaca-se a Lei de Cotas, que completou 33 anos de vigência no dia 24 de julho. Instituída pela Lei nº 8.213/1991, essa legislação determina que empresas com cem ou mais empregados reservem entre 2% e 5% das vagas para trabalhadores com deficiência. A partir desta legislação aumentou consideravelmente no município paraisense a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, muitos deles alunos e ex-alunos da Apae.