Vinícius Borges
PASSOS – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passos realiza, nesta segunda-feira, 23, uma visita à Câmara para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Segundo a vice-presidente da instituição, Suderli Nicolau de Barros Maia, a celebração é importante para as pessoas com deficiência e para a conscientização da população sobre temas como a acessibilidade e a inclusão.
“(A data) foi criada para ser dedicada ao dia pela luta e pela causa da pessoa com deficiência porque, às vezes, uma pessoa que tem deficiência entra num estabelecimento e é ridicularizada ou não consegue se locomover pela falta de acessibilidade”, afirma.
Para Suderli, a data é uma oportunidade para que as pessoas com deficiência e a população lutem por uma sociedade mais inclusiva.
“Estamos sugerindo que sejam levados cartazes e que os nossos atendidos falem sobre a importância deste dia, da necessidade de serem vistos sem indiferença, e de como todos nós somos iguais”, disse.
Suderli afirma que a visita na Câmara é muito importante, já que se trata de um ambiente de poder que abre espaço fundamental para os usuários da entidade e dá visibilidade para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
De acordo a Apae, a expectativa é que os vereadores prestigiem a data e apoiem a luta. De acordo com Suderli, o Centro Dia da Apae, que atua na questão de inclusão na sociedade, e técnicos que trabalham na instituição também devem participar da visita, mas setores como o de atendimento não poderão estar presentes, pois não podem paralisar o funcionamento.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no Brasil desde 1982, mas a data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133.