3 de abril de 2023
A turma do período noturno de enfermagem recebeu o Sr. Orlindo com muito carinho./ Foto: Divulgação.
Rafael Marcon
PASSOS – Nascido em Itamogi e atualmente residente em Fortaleza de Minas, Orlindo Aparecido Bueno, aos 65 anos, conseguiu a aprovação no curso técnico de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeminas) em Passos. A história de Orlindo, para ele próprio, é dita como inspiração e incentivo a outros que queiram seguir os sonhos. Segundo ele, a idade não foi nenhum empecilho para os estudos, já que todos da sala, entre alunos e professores, o acolheram muito bem.
“Foi muito bem recebido pelos mais jovens. Os colegas e professores me abraçaram. Estou me sentindo muito bem, este é o meu primeiro curso técnico. Escolhi este curso porque trabalhar nesta área é um sonho que tenho desde criança. O curso está muito bom, os professores são todos gente boa. Estou adorando aprender novas coisas e conhecer novas amizades”, afirmou Orlindo.
Assim chamado pelos colegas mais novos, Sr. Orlindo está vivendo a experiência de realizar o curso dos sonhos e já entrou no ritmo dos estudos do instituto. De acordo com a professora e coordenadora substituta do curso técnico de enfermagem do IFSuldeminas, Dérica Karoly Almeida, Orlindo é um aluno que sempre demonstra interesse pelas aulas.
“O senhor Orlindo é um aluno atento. Ainda um pouco tímido e tudo. Acredito que até pelo ambiente de novidades para ele. O ritmo de estudos de um curso da área da Saúde é intenso, pois todas as disciplinas são complementares. Porém, até o momento ele tem se adequado. Está sempre interessado no conteúdo e em sanar suas dúvidas”, revelou.
“A aprovação do seu Olindo é uma grande inspiração para a atualidade. Nos mostra que realmente não há idade ou limite para alcançarmos nossos sonhos. As oportunidades estão aí e basta de coragem e determinação para atingirmos”, disse.
Para Dérica, a aprovação de Orlindo é motivo de orgulho para o IFSuldeminas. “Para o IF, assim como para qualquer outra instituição pública de ensino, abrir portas para as diversas idades é importante, pois, cumprimos nosso compromisso de servir a comunidade, desde a oferta de educação até a de serviços e ações. Ter um estudante de curso técnico com mais de 60 anos, nos mostra, de forma concreta, o cumprimento da nossa missão e visão perante o ensino e o serviço à comunidade e ao município de Passos”, afirmou.
O curso técnico em enfermagem tem uma matriz curricular estruturada para que o estudante conclua o período após dois anos. A graduação em enfermagem geralmente ocorre em cinco anos, no entanto, o IFSuldeminas oferece apenas curso técnico e pós graduações em enfermagem oncológica e enfermagem em urgência e emergência.
A aprovação de Orlindo sem dúvida é uma inspiração para que cada vez mais pessoas busquem os estudos, independentemente de idade. No Sul de Minas, o caso do itamogiense de 65 anos de idade não é único. Recentemente, viralizou nas redes um vídeo sobre a história de Sebastião Roberto Reis.
Morador de Varginha, Sebastião concluiu a faculdade de gestão financeira na modalidade EaD com 78 anos e emocionou a todos ao mostrar o diploma, vestido com a beca, à mãe de 97 anos, Geralda Francisca Reis. O vídeo que foi publicado pela neta do idoso na rede TikTok, no mês passado, gerou comoção entre os internautas e já conta com mais de 2,4 milhões de visualizações.