PASSOS – Com o fim de pandemia da covid, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir a venda de álcool líquido 70% em farmácias comerciais, hipermercados e supermercados de todo o país a partir do dia 30 deste mês.
Em 2020, durante a pandemia da covid, a Anvisa havia liberado, de forma emergencial, a comercialização do álcool líquido 70% para o público geral, por conta da crise de saúde pública enfrentada no período.
A liberação ocorreu após cerca de 18 anos que o produto havia tido a comercialização proibida. Em 2002, a agência substituiu a venda do álcool líquido 70% pela forma em gel, devido ao alto índice de acidentes domésticos.
Conforme indicado pelo Conselho Federal de Química (CFQ), o álcool em gel é uma alternativa segura e eficaz ao álcool líquido 70% para a limpeza doméstica. Além disso, outros produtos de limpeza aprovados pela Anvisa também são adequados para esse fim.
A permissão para venda em 2020 expirou em 31 de dezembro do ano passado. O período que se estende até o final deste mês destina-se unicamente ao esgotamento dos estoques dos estabelecimentos comerciais.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) buscou estabelecer um acordo para flexibilizar o prazo de venda do produto na forma líquida desde dezembro do ano passado, porém não conseguiu êxito nas negociações.