Ícone do site Folhadamanha

Animação voa alto e diverte

Família Los Patos em cena da animação Patos!./ Foto: Divulgação.

CINEMA

Lançado nesta primeira semana de 2024, Patos! (Migration, 2023) encerra o ano da Universal Pictures ao entregar uma animação sobre uma família de patos que voa alto e diverte – o filme está em cartaz em Passos e São Sebastião do Paraíso. Muito se dá pelo roteiro de Mike White que é o principal fator que faz essa animação sair da caixinha de ser mais uma história de road trip e mais uma animação com animais fofinhos e falantes.

Afiado e extremamente engraçado, Patos! se apoia nesses personagens para dar certo e entregar não só uma animação encantadora mas também uma que garante boas risadas para todo o tipo de público esperado que vá assistir o longa nos cinemas. Meu maior medo, com o texto ser de White, era que Patos! acabasse por ser um filme muito mais para adultos por conta do passado do roteirista com a série que o colocou no mapa enquanto ele tirava sarro dos ricos no hotel de luxo apresentado na produção da HBO.

Mas aqui, ele consegue mesclar as piadas, os tons que elas são contadas, e as situações que esses animais vivem nessa jornada desde que partem do lago que vivem, rumo a Jamaica, passando pelos céus e por Nova York e consegue entregar uma história tanto para crianças (claramente o público-alvo aqui) quanto para o restante da família.

É como se com Patos!, White fizesse a combinação perfeita para um filme animado com essa história de viagem, onde é como se tivemos o mesmo molde usado lá na franquia de animação Rio, que começou em 2011, só que aqui apresentado de uma forma infinitamente melhor e mais interessante.

Afinal, a história de Patos! é muito boa, os personagens são bastante carismáticos, e as técnicas de animação são tão bem desenvolvidas que fica claro que essa combinação apenas eleva todas essas variáveis que se encaixam certinho ao longa que promete ser uma das grandes aventuras das férias, sem dúvidas.

Do pai pilhado Mack (voz de Sérgio Stern na versão dublada), a mãe com espírito aventureiro Pam (voz dublada de Priscila Amorim) passando pelos filhotes Dax (voz dublada de Sam Vileti), a fofíssima Gwen (voz dublada de Melinda Saide) e até mesmo o ranzinza Tio Dan (voz dublada de Ary Fontoura), Patos! apresenta essa família, e esse novo mundo, na medida que vemos os Los Patos se unirem para deixarem o lago que vivem e partirem para uma coisa que os patos fazem de melhor, mas que aqui esse grupo comandado pelo pai, tem um certo receio em fazer: migração!

E esse debate sobre deixar o ninho ou não, e fazerem a migração ou não, é a receita para diversão na medida que junto a eles, o espectador embarca nessa colorida aventura onde vemos, que no melhor do gênero, não deixa ser a história clássica onde o destino final não é o foco principal, e sim a viagem como um todo.

PATOS (Imigration. EUA, 2023. Gênero: Comédia. Gênero: Animação, Infantil. Classificação: Livre. Direção: Benjamin Renner. Cine Roxy, Passos, 17h (Dub). Cine A, em São Sebastião do Paraíso, 15h40 e 19h30.

Sair da versão mobile