Destaques Variedades

Anderson Silva, homem das lutas

20 de novembro de 2023

Série da Paramount+ conta as lutas, da vida e do octógono, de um dos atletas mais icônicos do Brasil./ Foto: Dviulgação.

STREAMING

De 2006 a 2013, as artes marciais mistas (MMA) tiveram um lutador amplamente dominante: Anderson Silva. Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, o lutador defendeu 10 vezes consecutivas o título de campeão dos pesos médios no maior torneio de MMA do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC). Porém, a luta do brasileiro, que a cada soco representava milhões de sonhadores, foi muito além dos octógonos e é contada em Anderson Spider Silva, nova série da Paramount .

A série tem um elenco de peso com Seu Jorge e Tatiana Tibúrcio fazendo os tios de Anderson, que é interpretado em três fases diferentes por William Nascimento, Bruno Vinicius e Caetano Vieira. Completam o elenco Douglas Silva, Iza Moreira, Jeniffer Dias, Larissa Nunes, Livia Silva, Milhem Cortaz, Vaneza Oliveira e o brasiliense João Ricken.

“Eu só tenho a agradecer a todos os atores, a William, e eu acho que a gente vai conseguir fazer com que as pessoas se sintam conectadas com a série. A gente conseguiu entregar algo que provavelmente vai ser muito inspirador para muita gente”, clama Anderson Silva.

A narrativa acompanha a história de Anderson Silva da primeira vez em que pisou em um tatame até os octógonos mais televisionados do mundo. No entanto, os eventos esportivos milionários não são o foco do seriado, mas, sim, a trajetória de um dos maiores atletas da história do MMA.

“A série não é sobre a luta, mas a superação, o amor da família. Além de ser sobre se colocar em condições de criar oportunidades melhores para que você possa seguir em frente”, afirma o ex-campeão mundial.

Intérprete do Anderson Silva na maioria das cenas, William Nascimento entende a importância do que está fazendo. “É uma responsabilidade muito grande você estar dando vida a um ídolo mundial, mostrar suas fragilidades, mostrar sua vida, além da luta, no caso do Anderson Silva”, diz.

Ele acredita que levou ensinamentos da série para a vida. “A série nos ensina a não desistir dos nossos sonhos, fala sobre amor, afeto, sobre família, sobre o amor de uma família preta, que dá toda uma base para o Anderson Silva. Ensina a não desistir dos seus sonhos, a perseverar, a realizar tudo”, conta.

A série mistura a ação do UFC, com os dramas da vida de Anderson, contada de forma leve. “Como é uma história de família, eu achava essencial a gente fazer uma história para a família. Para que todo mundo possa sentar, pegar uma pipoca e ver. E o material que o Anderson fornecia era muito esse”, explica Marton Olympio, criador da produção.

“É uma obra muito importante em vários aspectos, que consegue passar de forma inteligente por várias pautas delicadas, principalmente o racismo. E faz isso de maneira muito sagaz, tem tudo para emocionar”, complementa João Ricken, que vive Marco, um antagonista do primeiro episódio.

Um dos fatores cruciais da história é a forma como ela consegue ir além. “Quando as pessoas insistem de que é uma narrativa negra, eu falo, não, não é uma narrativa negra, é uma narrativa brasileira. Porque a narrativa negra, na verdade, é a brasileira”, diz Marton.