30 de maio de 2023
Joana e Kevin em Uganda, em cena do documentário do Canal Brasil./ Foto: Divulgação.
STREAMING
O documentário “Kevin”, dirigido por Joana Oliveira e escrito por ela e Laura Barile, entrou em cartaz no Canal Brasil nesta terça-feira, 30. O longa traz diversos relatos sobre a amizade de Joana, de Minas Gerais, com a ugandense Kevin Adweko, que conheceu em 1999, durante o período em que fez intercâmbio, na Alemanha, onde a amiga cursava business na faculdade. As duas passaram mais de 15 anos sem se encontrar e, após diversos percalços, conseguiram estar juntas para as filmagens do documentário em 2017.
Apesar da distância e das diferenças de costumes, as amigas relatam que a identificação de ambas foi instantânea e a amizade nunca encontrou barreiras. Elas seguiram se falando por meio de e-mails e cartas e acompanhando, mesmo de longe, todas as mudanças da vida uma da outra. Kevin morou na Alemanha por muitos anos e voltou para Uganda só em 2017, ano em que Joana conseguiu viabilizar as filmagens do documentário. O filme é um relato sincero de amizade, de reflexões acerca de racismo, família, carreira e principalmente a cumplicidade das duas, que resiste à distância e ao tempo.
“Kevin” fez parte da seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2021 e ganhou o Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional do 13º Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina), além do prêmio de Melhor Filme no 6º Porte Femme – International Filme Festival, em 2023.
É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 24 anos, quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a matéria do vivido e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.