30 de março de 2023
Juninho e Hulk em disputa no Estadual./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – A edição de 2023 do Campeonato Mineiro pode repetir um feito curioso na história na competição. Na edição de 1923, pela única vez, o Estadual de Minas Gerais teve um vice-campeão invicto. Naquele ano, o América conquistou o título sobre o Atlético. Por coincidência, após exatos 100 anos, Coelho e Galo decidem o título, mas desta vez com o Tricolor invicto.
A conquista de 1923 foi a oitava da série do decacampeonato do Coelho. O Estadual teve a participação de apenas sete clubes: América, Atlético, Palestra Itália (Cruzeiro), Luzitano, Sete de Setembro, Yale e Palmeiras-BH.
O torneio foi interrompido depois do primeiro turno para a participação da Seleção Mineira no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais e retornou com várias equipes desistindo da competição, desta forma, uma assembleia decidiu encerrar o campeonato anulando as primeiras partidas do returno e considerando apenas o primeiro turno válido para a classificação.
Com apenas seis rodadas e triunfos valendo dois pontos, o América foi campeão com 11 pontos, cinco vitórias e um empate, deixando o Atlético com o vice-campeonato, com nove pontos, três vitórias e três empates.
Na edição deste ano, o América ainda não conheceu a derrota. Líder da classificação geral, a equipe comandada por Vagner Mancini venceu sete e empatou três dos dez compromissos. Se bater o rival na decisão, 1º e 8 de abril, será campeão invicto. Mas se não vencer o Atlético, o Tricolor ainda tem a possibilidade de ser vice-campeão invicto. Isso porque, pelo regulamento do Estadual, o Galo garante o título com dois empates, já que teve melhor a campanha na primeira fase.