Ícone do site Folhadamanha

Ameg propõe que IF Sul de Minas ofereça cursos de administração pública

PASSOS – A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) eu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) estudam parceria para oferecer cursos na área da administração pública.

Segundo informações da Ameg, o pontapé inicial nas negociações aconteceu no final da manhã da última segunda-feira, 6, no gabinete do prefeito de Passos e presidente da Ameg, Diego Oliveira, em, reunião com o novo reitor do IF Sul de Minas em Passos, Cleber Ávila Barbosa, o diretor-geral, Juliano de Souza Caliari, o diretor de Administração e Planejamento, Flávio Donizete Oliveira.

“O recurso mais importante dentro de uma prefeitura é o servidor. Por isso nós queremos, como presidente da Ameg e prefeito de Passos, estimular a qualificação dos nossos servidores e tenho certeza que a população será diretamente beneficiada com profissionais cada vez mais capacitados”, disse Diego.

Um dos pedidos do presidente da Ameg ao reitor foi a criação do curso superior de Tecnólogo em Gestão Pública, com duração de dois anos. Segundo Diego, com este curso a região poderá contar anualmente com 40 novos profissionais capacitados em gestão pública. ”Além dos nossos servidores, este curso também oferecerá vagas de ampla concorrência através do vestibular e com isso teremos mais gente capacitada permanecendo aqui na região e ingressando no serviço público”, afirma.

Sobre o pedido, o reitor disse que o curso existe em outras unidades da rede federal de ensino, mas que, para implementá-lo em Passos, são necessários estudos de viabilidade técnica, não descartando a possibilidade.

Ao falar sobre outras modalidades de ensino, o diretor-geral disse ao presidente da Ameg que é possível, ainda neste ano, oferecer o curso técnico em Serviços Públicos no formato EAD, com duração de 12 meses e foco direcionado aos servidores públicos dos municípios da região.

Também é possível, segundo o reitor, oferecer cursos rápidos, com duração média de três meses, para qualificação de servidores em áreas e assuntos específicos e também para qualificar as pessoas que queiram se tornar fornecedores, prestadores de serviço para o poder público.

O reitor também falou da possibilidade de oferta ainda no segundo semestre deste ano, de uma pós-graduação em Gestão Pública no formato EAD focada nos servidores públicos, mas com oferta de vagas também para a sociedade em geral além de um curso de capacitação técnica para professores da rede básica de ensino que atuam com estudantes portadores de algum tipo de necessidade especial.

Aproveitando o encontro, o prefeito de Passos lembrou o reitor da chegada de novos empreendimentos em Passos e região e da necessidade extrema de mão de obra qualificada para serviços como pedreiro, pintor, eletricista, carpinteiro, entre outros. ”Gostaria de contar com a expertise dos professores do IF Sul de Minas para, em parceria com a Prefeitura de Passos, oferecer estes cursos de capacitação para o nosso povo”, pediu o prefeito.

Ao final do encontro, o presidente da Ameg reforçou o pedido de que o reitor, que é natural da cidade de Guapé e conhece bem as necessidades da região, avalie a possibilidade de implementação de todos os cursos solicitados e ainda convidou o Instituto para, em parceria com a prefeitura de Passos, ajudar na gestão de unidades de saúde do município, assim como já ocorrem parcerias entre a Faculdade Atenas e a Santa Casa de Passos.

Sair da versão mobile