Ícone do site Folhadamanha

Ameg prevê criação de programa de turismo

PASSOS – Os prefeitos Capitólio, Cristiano Geraldo, São João Batista do Glória, Celso Henrique Ferreira, e de São José da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, se reuniram no último fim de semana na sede da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), em Passos, para discutir a ampliação e desenvolvimento do turismo na região. Na próxima assembleia da Ameg, deve ser apresentada a proposta para criação de um programa de turismo.

”Nosso papel como presidente da Ameg é este, ajudar os municípios associados a encontrarem soluções para seus desafios. Como a nossa região é muito grande, algumas demandas dizem respeito a alguns municípios. Através da Ameg, buscamos saídas que possam atender as cidades interessadas e os custos podem ser rateados entre eles, reduzindo custos e agilizando o tempo de resposta”, afirma o presidente da Ameg e prefeito de Passos, Diego Oliveira.

Segundo informações da Ameg, após a queda de um paredão sobre lanchas ocorrido em 8 de janeiro de 2022, em Capitólio, e que resultou na morte de dez pessoas, várias ações foram implementadas com apoio e orientação do Sebrae para retomada de forma segura e sustentável do turismo regional, considerado pelos prefeitos um setor estratégico para alavancar a economia.

Entre as medidas desenvolvidas, os municípios de Capitólio e São José da Barra contrataram serviços de um geólogo bem como de agentes fiscais de turismo para acompanhamento em tempo real das áreas turísticas.

Os prefeitos resolveram criar um programa, na Ameg, que vai possibilitar a contratação de profissionais como geólogos e fiscais de turismo e melhorar a atuação de equipes que vão atuar nas áreas limítrofes entre os três municípios. Segundo a Ameg, uma das vantagens é que os custos destes serviços poderão ser rateados entre as três cidades, o que deve reduzir gastos e otimizar o trabalho.

Ao final da reunião, ficou definido que será apresentada, na próxima assembleia da Ameg, a criação do programa. Sendo aprovado e ratificado pelas câmaras, será aberto um processo seletivo, via Ameg , para contratação de um geólogo e de fiscais de turismo que ficarão à disposição dos três municípios na fiscalização das áreas turísticas da região.

”Nossa região é a mais linda do Brasil, com um potencial turístico imensurável. Temos nosso Lago de Furnas com turismo náutico e de aventura, o ecoturismo na Serra da Canastra que abrange várias cidades da região e agora temos ainda o turismo religioso com o santuário de Santa Rita de Cássia e o Monte das Oliveira em Alpinópolis, que agora terá uma réplica em tamanho real da Arca de Noé. Isso sem contar a fábrica da Heineken em Passos, que com certeza vai atrair turistas do Brasil todo”, afirma o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo.

Sair da versão mobile