22 de março de 2023
O encontro verificou o progresso do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida)./ Foto: Divulgação.
CAPITÓLIO – Representantes da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) participaram de um fórum regional nesta quarta-feira, 22, para discutir o andamento das políticas públicas de controle ético populacional de cães e gatos na área de abrangência do consórcio.
O encontro regional foi realizado no município de Capitólio e contou com a presença de pessoas renomadas na área e teve como objetivo verificar o progresso do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida), iniciativa do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC/Itec) idealizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (Ceda).
O consórcio Ameg recebeu recursos do Fundo Especial do Ministério Público (Funemp), viabilizado por intermédio do trabalho da Ceda, através do Prodevida além de emendas parlamentares que possibilitarão a realização de 10.178 castrações de cães e gatos nos 22 municípios consorciados através do programa Castramóvel, que conta com duas unidades móveis e clínicas e médicos veterinários conveniados espalhados pelos municípios. Até o momento, já foram realizadas 7.504 castrações e o prazo para cumprimento do convênio encerra-se em fevereiro de 2024.
O Prodevida, atualmente conta com a adesão de 247 municípios mineiros e tem como objetivo promover a castração de mais de 170 mil animais por ano, além de ações de microchipagem, educação e guarda responsável. A adesão foi feita por meio de assinatura de Termo de Compromisso Positivo (TCP) com o Ministério Público de Minas Gerais. Durante o fórum, foram discutidos o plano e o diagnóstico elaborados na capacitação realizada por meio do Prodevida e ocorreram palestras relevantes e atualizadas sobre o tema.
Para a promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, coordenadora da Ceda, os fóruns são fundamentais para aprimorar o projeto e construir cidades mais éticas a todas as espécies. Ao final do fórum ocorreu a entrega de certificados para os municípios e entidades que se destacaram na execução do programa até o momento. Os municípios de Cabo Verde, Capitólio e Arceburgo receberam o Destaque Educação. Já o Destaque Castração ficou para a Ameg e os municípios de Capitólio e Piumhi. O município de Guaxupé ficou com o Destaque Inovação e o Destaque Sustentabilidade foi para os municípios de Capitólio e Guaxupé.
Participaram do encontro representantes dos municípios de Carmo do Rio Claro, Formiga, Guaranésia, Alpinópolis, São José da Barra, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, São Pedro da União, Guaxupé, Capitólio, Cabo Verde, Arceburgo, Muzambinho, Campo do Meio, Guaranésia, Piumhi e Passos.