PASSOS – A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) realizou nesta quinta-feira, 25, a 201ª Assembleia Ordinária Geral, reunindo os prefeitos dos 24 municípios consorciados, além de representantes de consórcios parceiros da região.
O encontro abordou temas administrativos, ações institucionais em andamento e propostas de valorização funcional no âmbito da gestão pública regional.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Ameg e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que apresentou os informes gerais da presidência, destacando as principais ações administrativas e estratégicas em curso.
Também participaram o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (Alago) e prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, e, representando o prefeito de Guaxupé e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog), Jarbas Corrêa Filho, participou o secretário executivo da associação, Marco Antonio Godoy.
Segundo informações da Ameg, o encontro proporcionou a troca de experiências entre os gestores e o alinhamento de estratégias para o aprimoramento das políticas públicas regionais, reforçando a importância dos consórcios como instrumentos eficientes de governança e gestão pública.
Um dos destaques da assembleia foi a apresentação de uma inovação implantada em São Sebastião do Paraíso: um sistema digital para processos licitatórios, desenvolvido pela empresa Global Software de Informação.
A ferramenta, apresentada por Marco Antônio Mosquetti da Silva, gerente de Compras e Licitações da prefeitura, utiliza inteligência artificial para gerar documentos e gerenciar todas as fases dos processos de licitação, trazendo mais agilidade, segurança e eficiência às equipes municipais.
Marcelo, colocou sua equipe de licitações e tecnologia à disposição dos representantes dos demais municípios para conferir in loco ou através de reuniões online o funcionamento do sistema e tirar todas as dúvidas que tiverem caso tenham interesse em adotar o método.
“Queremos compartilhar com todos esta prática de gestão que implantamos em São Sebastião do Paraíso, que ganha tempo e agilidade nos processos licitatórios. Acreditamos que é um ganho enorme para as administrações municipais”, ressaltou Marcelo Morais.
Segundo o presidente, a administração pública tem que buscar constantemente melhorar o serviço prestado à comunidade. “Se não estivermos focados em resolver os problemas da municipalidade, quem perde é o cidadão. Quanto mais rápido e menos burocrático o processo, mais rápido o serviço chega à população.”
O encontro contou com a participação de cerca de 140 pessoas, incluindo prefeitos, servidores da área de licitação e representantes de municípios das microrregiões da Ameg, Alago e Amog, além de convidados de Andradas, Três Corações, Silvianópolis, Albertina, Areado, Perdões, Congonhal, Varginha, Campanha, Alfenas, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, Monsenhor Paulo e Baependi.