PASSOS – o programa Castramóvel, para controle populacional de cães e gatos da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), liberou o cronograma da última rodada de visitas aos municípios em 2023 para conclusão das 10.718 cirurgias de castração de cães e gatos acordadas em convênio firmado com o Programa Regional de Defesa da Vida Animal (Prodevida) e recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp).
Segundo informações da Ameg, para concluir o cronograma, 2.558 cirurgias serão realizadas nos próximos dias nos municípios de Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Córrego Fundo, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Piumhi, Passos, Pimenta e São João Batista do Glória. Em São Sebastião do Paraíso serão 1.469 cirurgias, o maior número de castrações.
Na cidade de Alpinópolis, as 174 cirurgias restantes já podem ser feitas nas clínicas conveniadas ao projeto. Basta que os interessados entrem em contato com a Secretaria de Saúde do município para fazer o agendamento.
Nos demais municípios, a van ou o trailer da Ameg estarão na cidade seguindo um cronograma que será divulgado pela imprensa, pelas assessorias de imprensa das prefeituras e nas redes sociais da Ameg, como Instagram, e no Facebook: @consorcioameg.
A última rodada de visitas do Castramóvel da Ameg aos municípios começou pela cidade de Delfinópolis na última segunda-feira, 11, e se estenderá até o próximo dia 29, quando devem ser concluídas as 160 castrações na unidade 1 (van) do programa.
Na próxima segunda-feira, 18, a unidade 2 (trailer) dará início as castrações em São Sebastião do Paraíso, devendo permanecer na cidade até o dia 21 de novembro para a realização das castrações planejadas.
A previsão é que a meta de 10.718 cirurgias seja concluída no dia 15 de dezembro de 2023, dois meses antes do prazo limite estipulado junto ao Ministério Público para conclusão do programa.
Emendas
Além das cirurgias programadas no convênio firmado com o Ministério Público, duas cidades receberão um reforço de castrações através da indicação de recursos. Em Capitólio, serão realizadas outras 374 castrações com recursos obtidos pela prefeitura da cidade junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As cirurgias estão programadas para ocorrer entre os dias 30 de outubro a 30 de novembro deste ano.
Outra cidade que receberá um reforço extra nas castrações é Passos. Por intermédio de emenda parlamentar indicada pela vereadora Gilmara Oliveira, será possível realizar 1.650 castrações de cães e gatos entre os dias 18 de dezembro a 21 de fevereiro de 2024.
Segundo a Ameg, para viabilizar as castrações noss municípios é necessário encontrar uma fonte de custeio que passa por indicação de emenda parlamentar de vereadores e deputados, de recursos obtidos ou custeados pelo próprio município ou ainda de convênios como o que foi firmado no final de 2022 com o Ministério Público.
As castrações são gratuitas e são consideradas o meio mais eficaz para o controle populacional de cães e gatos, incluindo os animais em situação de abandono.