Destaques Política

Ameg discute fusão e crise no Gedor Silveira

1 de setembro de 2023

Foto: Reprodução

PASSOS – A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) realiza uma assembleia geral ordinária para discutir a fusão dos consórcios Cicanastra e Ameg e crise na Fundação Gedor Silveira. A reunião será na próxima terça-feira, 5, a partir das 9h, nas dependências da Câmara de São Sebastião do Paraíso, localizada na rua José de Oliveira Brandão, 445, bairro Jardim Mediterranêe.

Segundo informações da Ameg, além dos 24 prefeitos que integram o consórcio Ameg, foram convidados os 18 prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog), além de todos os secretários municipais de Saúde da região e vereadores da Câmara de Paraíso.

Representando o Estado, foram convidados o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fabio Baccheretti, a diretora estadual de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Taynara Fátima Silva de Paula, a superintendente da Regional de Saúde de Passos, Katia Rita Gonçalves e o coordenador da Central de Regulação da Macro Sul, Cassio de Lima Pereira.

A realização da reunião em Paraíso acontece a pedido do prefeito da cidade, Marcelo Morais, para debater saídas para a manutenção dos serviços da Fundação Gedor Silveira, que mantém o hospital psiquiátrico referência para dezenas de municípios da região e corre o risco de ter suas atividades interrompidas por falta de repasses.

Fusão

Outro assunto que será tratado na reunião é a fusão do Consórcio Ameg e Cicanastra. Segundo a Ameg, os prefeitos receberão informações sobre o andamento das negociações e as vantagens para a região com a fusão, o que deve garantir redução de custos para os municípios e aumentar a capacidade de serviços prestados pela associação com a ampliação da equipe e experiência técnica dos profissionais.

Ainda segundo a Ameg, uma das principais vantagens da fusão será para os produtores de toda a região, que poderão ter seus produtos de origem animal certificados a um custo menor e terão a oportunidade de comercializar seus produtos em até 25 municípios da região – caso a cidade de Medeiros solicite sua associação ao consórcio Ameg – já que os demais municípios do Cicanastra: Capitólio, Córrego Fundo, Doresópolis, Pimenta, Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita, já são associadas à Ameg.

Além disso, a Ameg planeja construir um escritório regional em Piumhi, nos mesmos moldes da sede em Passos, porém em menor tamanho e que vai abrigar os colaboradores do Cicanastra que serão absorvidos pela Ameg e continuarão em suas respectivas funções.

Pela Ameg, já confirmaram presença os prefeitos dos municípios de: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Cássia, Córrego Fundo, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Ilicínea, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. Pela Amog já confirmaram presença os prefeitos de Bom Jesus da Penha e Jacuí.