Destaques Política

Ameg busca financiamento de equipamentos com o BDMG

20 de junho de 2023

Ameg pretende adquirir seis motoniveladoras e duas retroescavadeiras./ Foto: Divulgação.

PASSOS – Representantes da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) participaram nesta terça-feira, 19, de uma reunião virtual com representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para tratar de um possível financiamento para aquisição de máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras.

Segundo a associação, inicialmente, os representantes do BDMG relataram desconhecer a viabilidade de financiamentos via consórcio, mas se comprometeram a realizar uma análise mais aprofundada sobre linhas de crédito especiais.

Durante o encontro, a Ameg explicou a necessidade de adquirir mais máquinas, mencionando que atualmente possui uma retroescavadeira e uma motoniveladora, esta última, utilizada para o patrolamento de estradas rurais e permanece em cada município por aproximadamente três meses. Como o consórcio é composto por 22 municípios e deve receber a adesão de mais dois nos próximos meses, o intervalo que a máquina leva para retornar ao município, pela segunda vez, seria de aproximadamente seis anos.

Com a aprovação de um financiamento, a Ameg almeja adquirir outras seis motoniveladoras e duas retroescavadeiras. Dessa forma, o intervalo de utilização das máquinas em cada município reduziria para 12 meses em média.

Conforme ainda a associação, a solicitação do recurso, com base na garantia do contrato de rateio, busca demonstrar a viabilidade do investimento e os benefícios proporcionados para todos os municípios envolvidos.

Ao final da reunião, ficou acordado que uma nova rodada de conversas será realizada nos próximos dias. Durante esse intervalo, os técnicos do BDMG e da Ameg estudarão as modalidades conhecidas de financiamento para identificar qual delas seria mais adequada para a associação pública obter o crédito necessário.

Para os representantes da Ameg, essa reunião representa um importante passo no sentido de viabilizar o investimento em equipamentos e para aprimorar a infraestrutura e o desenvolvimento dos municípios associados da entidade. A expectativa é de que futuras discussões e análises resultem em soluções financeiras que atendam às necessidades e impulsionem o progresso coletivo da região.