Ícone do site Folhadamanha

Ameg aprova compra de GPS para georreferenciamento dos municípios

Estiveram presentes na reunião representantes de 15 municípios da região./ Foto: Divulgação.

PASSOS – Representantes dos municípios que integram o Consórcio da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) aprovaram nesta sexta-feira, 24, durante a 192ª Assembleia Geral Ordinária, a aquisição de um GPS Geodésico para atendimento nos serviços ofertados pelo Setor de Engenharia.

Segundo a Ameg, com a aquisição do equipamento, que será comprado com recursos próprios da associação, será possível realizar levantamentos topográficos para os municípios até três vezes mais rápido do que no modo convencional, pois, o novo GPS conta com receptores modernos utilizando tecnologias como constelações de satélites expandidas, entre outros benefícios.

De acordo com a associação, além de agilizar o serviço, com o novo equipamento a Ameg estará de acordo com as novas exigências normativas dos cartórios para realização de medições topográficas.

Durante a reunião, liderada pelo prefeito de Passos e presidente da Ameg, Diego Oliveira, os demais prefeitos aprovaram ainda diversas atas e propostas de resoluções e conheceram mais detalhes sobre o sistema eletrônico recém implantado no órgão, que reduziu drasticamente a utilização de papel pela associação.

Segundo a Ameg, outro assunto pautado na reunião foi a aprovação de três resoluções para adequação do consórcio em relação a aplicação da nova Lei de Licitações, que deverá ser utilizada obrigatoriamente a partir do dia 29 de dezembro de 2023.

Ainda conforme a Ameg, foi aprovado também na reunião o apoio a implantação dos cursos presenciais de Arquitetura e Letras com habilitação em Inglês na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – unidade de Passos.

A próxima Assembleia Geral da Ameg será no dia 8 de dezembro. Antes, no dia 30 de novembro, os prefeitos recebem no auditório da associação em Passos, a visita do vice-presidente de Relações Institucionais do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Igor Eto.

Estiveram presentes na reunião desta sexta representantes de 15 municípios que integram o consórcio: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Claraval, Córrego Fundo, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso.

Sair da versão mobile