Ícone do site Folhadamanha

AMDT e Samp criam projeto de capacitação de jovens para o trabalho

Os encontros devem acontecer na sede da Samp com previsão de turma com 30 jovens de Passos./ foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – A Ação Mãos Dadas ao Trabalhador (A.M.D.T), a Sociedade de Assistência ao Menor de Passos (Samp) e a gestora e mentora de processos de RH, Gilmara Gadben, criam o projeto “Primeiros Passos”, que inicia o período de inscrições no dia 22 deste mês, com o objetivo preparar jovens de 14 a 18 anos para o mercado de trabalho.

Os interessados devem fazer as inscrições entre 22 e 24 de outubro, das 14h às 17h, na sede da Samp, localizada na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 3.777.

Segundo Douglas Quintino, responsável e um dos idealizadores do projeto, o “Primeiros Passos” deve proporcionar aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais e pessoais, preparando-os para uma futura carreira.

“Você que é jovem e está em busca de oportunidade para se destacar no mercado de trabalho, deve se inscrever no projeto para desenvolver técnicas e comportamentos necessários para a inserção ao primeiro emprego”, destaca.

Conforme Quintino, a capacitação é gratuita e terá emissão de certificados e encaminhamento dos jovens para realizar entrevistas em empresas parceiras, de acordo com as necessidades e demandas delas.

De acordo com a assistente social da Samp, Pamela Cibele da Silva Lima, a ideia do projeto surgiu após identificação da necessidade de melhor preparação de jovens para as oportunidades de emprego.

“Muitos jovens querem trabalhar, mas o despreparo compromete essa conquista. Então, o projeto pretende, de forma gratuita, criar oportunidades para os participantes para além do ingresso no mercado de trabalho”, destaca.

Segundo Pamela, o “Primeiros Passos” pretende atingir o compromisso de viabilizar oportunidades e transformação de mentalidade.

“Pretendemos despertar nos jovens compromisso e responsabilidade, habilidades fundamentais para se conquistar o que se almeja em todos os aspectos. Além de preparar os jovens para o mercado de trabalho, tem também como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal dos participantes, despertar o interesse em investir em si próprio e proporcionar momentos de reflexão sobre os projetos de vida”, disse.

A expectativa da assistente social é que 30 jovens sejam atendidos na primeira turma, com previsão de criar uma lista de espera para as próximas edições. “Pretendemos ampliar o número de empresas parceiras, através da visibilidade positiva, à medida que os resultados forem alcançados”, ressalta Pamela.

O “Primeiros Passos” será composto por quatro encontros nos dias 26 de outubro e 2, 9 e 23 de novembro, com duração de duas horas e intervalo de 15 minutos para o lanche. Para mais informações o interessado deve entrar em contato pelos telefones: (35) 9 8889-0292 (A.M.D.T) ou (35) 9 3217-6832 (Samp).

Sair da versão mobile