LITERATURA
Na última quinta-feira, 3, a Escola Municipal Campos do Amaral foi palco do lançamento da última obra do poeta e escritor José Hilton Rosa. O evento contou com a presença dos alunos, professores e da diretora da escola, Priscila Melissa.
A obra lançada foi inspirada nos desenhos feitos pelos próprios alunos da escola. A diretora conta que o projeto teve início em anos anteriores, quando o escritor visitou a escola e as crianças se familiarizaram com suas histórias e literatura. Desde então, as atividades literárias se tornaram mais frequentes nas salas.
Uma atividade em especial foi marcante para a criação da obra: os alunos ilustraram poesias criadas pelo próprio escritor, representando o que cada um entendeu. José Hilton Rosa ficou muito impressionado com a criatividade dos alunos e decidiu utilizar os desenhos feitos para ilustrar sua nova obra e criar poesias e histórias.
“O autor ficou muito feliz com a oportunidade de ter suas histórias trabalhadas em salas de aula, incentivando a escrita e leitura das crianças. Ele prometeu aos alunos que faria um livro com os desenhos e hoje estava lá para cumprir sua promessa. Alguns alunos foram sorteados para receber não só este, mas outras obras que o escritor já escreveu”, conta Priscila.
O evento foi um sucesso e as crianças ficaram muito animadas em ver seus desenhos em um livro. A diretora Priscila Melissa destacou a importância de projetos literários nas escolas e agradeceu ao escritor pela sua dedicação em inspirar as crianças a se interessarem pela leitura e escrita.
José Hilton Rosa, natural de Guapé e radicado em São Sebastião do Paraíso, é escritor e poeta. Fez diversos cursos técnicos, gestão de pessoas, psicologia do trabalho. Autor de 6 livros de poesias: “Laços de sangue”; / “Choro de sangue”; / Versos em alças de fogo; Sorriso e Lágrimas; / “Inversos” / “Alma Exposta. Participou de diversas antologias, entre elas: “Um canto de Amor”-Mil poemas a Pablo Neruda, organizado pelo poeta chileno Alfred Asis; / “Antologia poética -Chile – Tomo I”, organizado pelo Poeta e fundador do Movimiento Poetas del mundo, Luis Arias Manzo / “Antologia Por La paz Del mundo, organizado pela poeta Lucina Medina de Barry Acadêmico correspondente ALPAS 21 cadeira nº 10.