10 de setembro de 2025
Alunos seguram exemplares impressos do jornal recebidos ao final da visita à Folha da Manhã/ Foto: Arquivo FM
PASSOS – Nos dias 8 e 9 de setembro, a redação da Folha da Manhã abriu suas portas para receber visitantes mais do que especiais: duas turmas de 5º ano do Colégio Tiradentes, de Passos. Com idades entre 10 e 11 anos, os estudantes percorreram todos os setores do jornal — do administrativo à publicidade, da redação à gráfica — e tiveram a oportunidade de entender, na prática, como nasce a produção diária das notícias que chegam às bancas, comércios e casas da cidade e da região.
Acompanhados pelas educadoras Raquel Pereira, Lilian Dias e Kátia Duarte, os alunos mergulharam em uma experiência pedagógica prática, que complementa o conteúdo dos livros, como explica uma das idealizadoras da atividade, a professora de português Raquel Pereira: “Eles estudam o ano todo as diferenças entre notícia, reportagem, anúncio, campanha. Essa visita permite ver de perto como tudo isso funciona. É uma forma de integrar a teoria à prática e também mostrar o papel social do jornalismo”.
Na sala de redação, o grupo ouviu jornalistas relatarem sua rotina de apuração e escrita. No setor de publicidade, conheceram como se constroem campanhas e anúncios, além da rotina do jornal na internet e nas mídias sociais. Na tradicional gráfica localizada na sede do jornal, os pequenos ficaram impressionados com o tamanho da rotativa, das máquinas auxiliares e dos rolos de papel, que, até pouco tempo, faziam parte da rotina de impressão diária do jornal. Hoje, a Folha da Manhã é impressa em uma gráfica mais moderna localizada em Ribeirão Preto.
A surpresa foi geral. “Nunca imaginaria que o jornal era feito assim. Eu achava que vocês já preparavam o papel dobrado e só imprimiam por cima. Não sabia que tinha todo esse trabalho antes. E o tamanho da máquina… fiquei impressionado”, contou o estudante Heitor Guimarães, de 10 anos, atento a cada detalhe.
A colega Maria Luiza Souza, de 11 anos, também saiu encantada: “Me impressionou muito porque eu não sabia que o jornal era dividido em tantas funções: um repórter que vai à rua, outro que faz a pauta, outro que cuida da publicidade e da internet. E ver o tamanho da folha e da máquina de imprimir foi uma surpresa enorme”.
Além do aprendizado sobre o processo de produção das notícias, a visita convidou os estudantes a refletirem sobre o papel do jornalismo na sociedade: informar com responsabilidade, clareza e compromisso com a verdade.
Entre olhares curiosos e perguntas afiadas, ficou a mensagem de que a informação de qualidade é fundamental para o bom funcionamento da sociedade. Também a certeza de que as notícias que circulam pela cidade são frutos de um trabalho coletivo, realizado todos os dias por diferentes profissionais. Para os pequenos visitantes, conhecer a Folha da Manhã significou descobrir que o jornal é uma engrenagem viva e dinâmica, que ajuda a contar e compreender a história da cidade de Passos e da região do sudoeste de Minas Gerais.