28 de setembro de 2023
Estudantes do Dulce Ferreira arrecadaram alimentos solicitados pela instituição./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
PASSOS – Alunos da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza (Polivalente) em Passos realizou nesta semana a entrega de cerca de cinco mil produtos para o Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região (Gapop-R). A ação fez parte do projeto “Ajudar quem Ajuda”, com início da campanha de arrecadação na semana passada.
De acordo com a diretora da escola, Ana Maria Ávila Gomes, é a primeira vez que esse projeto foi realizado. “Os alunos se mobilizaram entre eles, fazendo rifas nos bairros, pedindo de porta em porta nas residências da comunidade. Os parentes de pacientes que passam pelo tratamento no hospital também fizeram doações e mobilizaram a cidade”, disse.
“A importância maior é mobilizar os alunos para a parte social, compreender o processo de empatia e o processo de solidariedade”, comentou a diretora.
Segundo Ana Maria, a arrecadação de produtos para a instituição surgiu após a iniciativa de um professor, “a direção aderiu a ideia junto aos demais professores e os estudantes se esforçaram para concretizar o projeto”, disse.
De acordo com a diretora, os alimentos solicitados pelo Gapop-R para a arrecadação foram extrato de tomate, gelatina e chá mate.
O Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região (Gapop-R) é uma organização sem fins lucrativos que foi criada há 20 anos e acolhe pessoas em tratamento de câncer e seus familiares, oferecendo alimentação e um espaço para descanso.
Atualmente, a instituição atende mais de 160 pacientes e acompanhantes por dia de 50 municípios da reigão, onde preparam refeições básicas, como café da manhã, almoço e café da tarde, e servindo em média 300 pratos de segunda-feira a sexta.