13 de novembro de 2023
Jovens parlamentares carmelitanos conheceram pontos turísticos e a Câmara de São Lourenço./ Foto: Divulgação.
C. R. CLARO – Os integrantes do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2023 do Carmo do Rio Claro visitaram a Escola do Legislativo da Câmara de São Lourenço. Os estudantes também conheceram pontos turísticos da cidade, entre eles, a estação de trem.
Segundo a Câmara do Carmo do Rio Claro, o passeio fez parte do encerramento das atividades do PJ deste ano. Durante a visita os alunos estiveram na Casa da Cultura de São Lourenço e tiveram acesso a fotos e itens antigos que contam o desenvolvimento do município.
Na oportunidade, as coordenadoras do PJ, Luana Terra Santos e Janaína Oliveira, foram presenteadas com livros sobre a cidade e o grupo recepcionado pelas servidoras do espaço e pela secretária de cultura e patrimônio, Renata Prado.
De acordo com a Câmara, durante a tarde os alunos foram recepcionados pela diretora da Escola do Legislativo de São Lourenço, Mayara Oliveira Silva Gouvea, que aproveitou para apresentar os projetos desenvolvidos pela instituição, incluindo a plataforma de jogos online sobre cidadania. Os estudantes participaram de uma disputa na plataforma e o jovem parlamentar, Davi Lucas do Carmo Costa, ocupou o primeiro lugar, sendo presenteado com um kit da Escola.
No evento, estiveram presentes também a vereadora e presidente da Escola do Legislativo, Daniela Aparecida Amaral Bacha, que promoveu um momento de contação de histórias para os presentes, o vereador João Ricardo Bolzoni e o vereador mirim João Tibúrcio.
Segundo a coordenadora do projeto no Carmo, Janaína Oliveira, após a visita na Câmara, o grupo conheceu o principal ponto turístico da cidade, o “Parque das Águas”, um espaço de natureza preservada, que conta com fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas medicinais.
“Foi um dia de desenvolvimento da cidadania, muito bem organizado pela Escola do Legislativo de São Lourenço, sendo ainda um dia de desenvolvimento humano em que os jovens conheceram a história e a cultura de um lugar novo. Essas experiências são importantes para a formação de um repertório diversificado e estimulam o crescimento integral dos estudantes”, disse.
No dia 25 de outubro, os jovens parlamentares receberam os certificados de participação do projeto, sendo a última atividade realizada na Câmara composta pela dinâmica “Carta de despedida”, onde escreveram um bilhete sem assinatura que foi lido de maneira aleatória pelos estudantes.
“Terminamos o ano com o coração preenchido e a sensação de dever cumprido. Ter acesso ao que os estudantes sentem em relação ao projeto nos motiva para continuar e fazer ainda melhor no ano que vem. E esperamos ter a companhia dos que participaram este ano também em 2024”, disse a coordenadora Luana Terra Santos.