2 de março de 2024
Foto: Divulgação.
Fernanda Silva
PIUMHI – Os alunos do IFMG campus Piumhi, acompanhados da turismóloga e professora Fernanda Silva, que também atua como diretora de Turismo de Piumhi e é responsável por conduzir a turma do Curso FIC Condutor de Turismo Regional, visitaram Pimenta e Santo Hilário.
Os cursos FIC são cursos de rápida duração que têm foco em uma área de atuação específica, o curso é híbrido e tem aulas práticas e presenciais, no sábado os alunos visitaram a cidade de Pimenta e o distrito de Santo Hilário. que fica às margens do Lago de Furnas.
A visita técnica iniciou com a ida a Prefeitura de Pimenta, onde foram recebidos com um belo café da manhã, com as boas-vindas do secretário de Turismo, Paulo Steve e seu assessor Leandro, que apresentaram os trabalhos, a agenda de eventos e toda oferta turística de Pimenta. Em seguida foram a Santo Hilário, onde visitaram o Recanto e Cachoeira do Lajeado, em seguida um almoço com uma Palestra de Gastronomia com o chef de cozinha João Bartô, almoço as margens da represa de furnas e para finalizar um city tour pela vila, com direito a igrejas e até visita ao cemitério onde é possível observar sinais da antiga vila que foi submersa com a construção do Lago de Furnas.
Segundo Humberto Mello, diretor do IFMG, o curso é gratuito, e está disponível para toda a região, ele enfatiza que devido a localização privilegiada de Piumhi em estar no centro de fortes destinos turísticos como, Capitólio, Pimenta e as cidades no entorno da Serra da Canastra, foi identificado uma demanda significante, que apresenta a necessidade de qualificar a mão de obra do setor turístico, que é um mercado em crescimento e promissor, nesse contexto o IFMG vem ofertar cursos no setor, Humberto aproveita para agradecer a câmara de vereadores de Piumhi que apoiam o IFMG, lembrando que a parceria é fundamental para execução de vários cursos além desse.
A coordenadora responsável pelos Cursos FIC Stella, conta que o curso é pioneiro, e são distribuídos em quatro módulos e a qualquer momento novos alunos podem ingressar, ela ressalta que por ser um curso hibrido que acontece de forma presencial só uma vez por semana a noite e aulas práticas no final de semana, o que possibilita a participação de qualquer pessoa mesmo que esteja trabalhando, ela explica que por ser feito módulo o aluno tem a certificação a cada etapa e o aluno que realizar os 4 módulos terá o Diploma que é emitido pelo IFMG.
A professora Fernanda Silva, conta que ao longo de cada módulo é realizado 3 aulas práticas com visita técnica aos mais diferentes destinos turísticos da Região, a professora diz que as aulas estão sendo muito produtivas e bem aceitas pelos alunos. E enfatiza que pesquisas mostram aulas práticas, tem resultados muito positivo e é garantia de aprendizado. Explica que, ao sair da sala de aula e ir a campo o aluno vivência o mercado e suas ações e esta experiência e fundamental para o aprendizado e a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
O IFMG aproveita para convidar toda região, para inscrição é só procurar a secretaria do IFMG Campus Piumhi, e poderão iniciar no 3º módulo em abril, garanta já sua matrícula.