20 de maio de 2024
No primeiro dia de seminário os estudantes receberam aula de robótica pelo Sesi/Senai / Foto: Divulgação
ROBERTO NOGUEIRA
S. S. PARAÍSO – Estudantes da educação básica municipal de São Sebastião do Paraíso participaram da primeira etapa de seminários promovidos pela 11ª Semana de Ciência e Tecnologia. Segundo a prefeitura, os alunos receberam atividades de informática, robótica e de inteligência artificial
De acordo com a prefeitura, os temas abordados durante o encontro serão avaliados para serem incluídos na grade curricular das escolas. Nos próximos finais de semana estão programados outros três eventos semelhantes, com a participação de outros estudantes do município.
Segundo a prefeitura, no primeiro dia de seminário a aula de robótica foi ministrada pelo Sesi/Senai. As atividades fizeram parte de ações que levam mais conhecimento e diversão, além de proporcionar lazer aos estudantes participantes das atividades.
Conforme o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa da Silva, a iniciativa visa oferecer aos participantes um contato próximo a estas áreas do conhecimento e que estão em evidência no Brasil e no mundo. Ele adiante que a prefeitura estuda incluir a robótica como disciplina na matriz curricular das escolas do município a partir do próximo ano. “São ações como essa que vão despertar a criança, o adolescente e o jovem para esta área com possibilidade de ampliar o conhecimento para o campo de atuação profissional”, destacou.
Segundo o secretário, durante as atividades os alunos tiveram a oportunidade de obter informações teóricas e práticas para a construção de um robô e com programação. “O objetivo é despertar os estudantes para esta área que tem crescido não só para fins educacionais, auxiliando o aluno no raciocínio lógico, matemático, mas também que lança luz para um futuro profissional”, assegura o secretário.
Segundo Cícero, para os próximos finais de semana está programada a realização de novos seminários. Nos dias 24 e 25 de maio será abordado temas relacionados às disciplinas de Química, Física e Ciências Naturais. Posteriormente, outro seminário relacionado às práticas esportivas no começo do mês de junho. Por último, acontece o “Seminário de Educação e Linguagem”, que marca o encerramento da programação.