22 de julho de 2024
A aluna Ana Lara Oliveira foi uma das estudantes pré-selecionadas da E.E. Paula Frassinetti, que oferece ensino em tempo integral / Fotos: Divulgação
ROBERTO NOGUEIRA
S. S. PARAÍSO – A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA) anunciaram na sexta-feira,19, os estudantes selecionados para a próxima etapa do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento. Mais de mil estudantes da rede estadual de ensino, matriculados em 112 escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), vão disputar a etapa seguinte do projeto. Entre eles estão dois alunos da E.E. Paula Frassinetti, em São Sebastião do Paraíso.
Da E.E. Paula Frassinetti foram pré-selecionados para a próxima fase do projeto os estudantes Ana Lara Oliveira de Souza e Vitor Cesar Carvalho Lima. A escola ingressou no programa que institui o Ensino Médio em Tempo Integral em 2022, juntamente com a E.E. Clóvis Salgado. Desde então, ambas as instituições de ensino passaram a integrar a lista de 601 estabelecimentos de ensino localizados em 344 municípios mineiros que ofertam o EMTI.
A lista conta com 1.061 estudantes pré-selecionados de 112 escolas do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral participantes do projeto. Os candidatos devem verificar suas caixas de e-mail cadastradas durante a inscrição, que serve como meio oficial de comunicação do projeto, e consultar os murais das instituições participantes. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail passaporte.mineiro@fha.mg.gov.br.
A iniciativa do Governo de Minas oferecerá 90 bolsas de intercâmbio estudantil, com todas as despesas custeadas pelo Estado, contemplando países como Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão, Canadá, Estados Unidos e Argentina, entre outros. A Trilha Formativa incluirá palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), para promover o desenvolvimento de competências globais e a preparação para a experiência internacional proporcionada pelo programa.
Conforme Andrea Botelho, coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, os inscritos vão passar por uma avaliação bastante criteriosa. “A gestão escolar realizará uma análise das inscrições recebidas, considerando a coerência das respostas, o histórico escolar e a frequência do estudante”, comenta. A análise está prevista conforme as diretrizes do regulamento do projeto e será a partir desta avaliação que se definirá os participantes da próxima etapa do Projeto – Trilha Formativa”.
Além das atividades presenciais, os estudantes passarão por entrevistas individuais ao término de cada fase do processo seletivo. Entre os requisitos exigidos pelo projeto, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma das escolas participantes, cursando o 1º ano das escolas-fomento do EMTI, além de demonstrar bom desempenho acadêmico e atender a critérios como frequência escolar superior a 75% no ano anterior e média global de notas acima de 70%.
Etapa final
Após a seleção, os estudantes viajarão para o país de destino para cursar o 2º ano do ensino médio, retornando à sua escola estadual de origem no Brasil para completar o 3º ano e finalizar seus estudos regulares. Os selecionados neste ano iniciarão seu intercâmbio em 2025, dividido entre o primeiro e segundo semestres. Além das disciplinas regulares, os participantes também terão aulas de conversação básica em inglês e espanhol nas escolas de destino que os receberão no próximo ano.