Ícone do site Folhadamanha

Alunos da Uemg reclamam de atraso no pagamento de bolsas

A Ufla, que conta com unidade em São Sebastião do Paraíso, recebeu nota máxima. / Foto: Reprodução

Débora Meira

PASSOS – Os alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Unidade Passos, reclamam que os pagamentos do Programa de Ensino em Monitoria Acadêmica (PEMA) e do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAEX) estão em atrasados. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Uemg, os pagamentos devem ser pagos neste final de semana.

Segundo informações fornecidas pelo Diretório Acadêmico (DA) da Unidade de Passos, alguns alunos entraram em contato com a Uemg pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e receberam um e-mail em resposta. “A resposta dada foi que o processo estaria em fase final e que o reprocessamento e complementação de valores são processos mais demorados, pois exigem maiores verificações.

Segundo o DA, a demora no pagamento estariam causando ansiedade nos alunos. “Partilhamos da necessidade e da ansiedade desses alunos, porque contam com este valor para contribuir com a própria permanência na universidade’”, disse.

“O que os alunos podem fazer é pressionar o NAE, o PROEX, a reitoria e outras instâncias, enviando e-mails e cobranças, se organizando para reivindicar as demandas necessárias. Uma dessas pautas, inclusive, é o pagamento de assistência e permanência estudantil, até o 5° dia útil de cada mês, além do aumento desses valores. É algo que podemos estender também as bolsas de pesquisa, ensino, extensão e monitoria, que são pagas a partir do 20° dia útil do mês seguinte’, comentou o DA.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Uemg, em Belo Horizonte, os pagamentos em atraso serão pagos até o final da semana. “O cadastro de novos bolsistas, cerca de 1.500 estudantes, demanda uma série de atividades, que inclui recebimento e conferência de documentos, inserção de dados no sistema bancário e ajustes das informações prestadas pelos beneficiários durante a inscrição. A Reitoria da Uemg reafirma seu empenho em assegurar que os pagamentos das próximas parcelas ocorram nas datas previstas nos editais”, disse em nota, justificando o atraso dos depósitos.

Sair da versão mobile