PASSOS – A coordenadora e professora do curso de Nutrição da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, Gislaine Ferreira Nogueira, e estudantes estão realizando encontros com o objetivo de desenvolver, com voluntários, o processo de análise sensorial de alimentos feitos com larva de besouro.
A atividade conta com a colaboração e parceria do Núcleo Entomológico de Ensino Pesquisa e Extensão, coordenado pelo vice-diretor da Uemg, Vinícius de Abreu D’Ávila, e envolve alunos que atuam em projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso (TCC)
Brownie de feijão preto, almôndegas produzidas com farinha da larva de besouro Tenebrio molitor e grão de bico, bolo com e sem farinha da larva de Tenebrio molitor e barra de cereal com e sem farinha da larva de Tenebrio molitor.
Esse cardápio diferente faz parte da atividade relacionada à análise sensorial que busca medir, examinar e interpretar as reações dos indivíduos a características dos alimentos a partir dos cinco sentidos dos humanos: paladar, olfato, audição, tato e visão.
“A aceitação e seleção do produto alimentício pelo consumidor são influenciadas pelo aspecto sensorial. Um alimento de alta qualidade tem atributos sensoriais agradáveis que são exclusivos dele, como cor, consistência, aroma e sabor. Quando estes atributos não atendem às expectativas do consumidor, outros produtos serão escolhidos. Por isso, sempre quando se elabora, cria ou modifica uma preparação alimentícia é necessário avaliar se o produto atende as exigências do consumidor antes dele ser lançado no mercado”, explica Gislaine.
A análise sensorial também pode ser aplicada como uma ferramenta no controle de qualidade, porque a partir dela é possível perceber se o produto está com características sensoriais próximas ou não em relação a um produto considerado padrão. “Ainda permite avaliar a vida de prateleira do produto, em que tempo reações químicas, enzimáticas e microbiológicas levam alterações de cor, aroma, consistência e sabor e consequentemente possível rejeição pelo consumidor”, complementa a professora sobre a abrangência da aplicação da análise sensorial.
De acordo com a professora, no processo de análise sensorial, a pessoa que está experimentando o produto, na maioria das vezes, percebe o alimento na seguinte ordem: aparência, cor, aroma, textura (consistência) e sabor. Porém, a maioria, ou todas essas características, podem ser interpretadas de forma simultânea na experimentação, despertando no indivíduo várias informações sensoriais. “O alimento e o consumidor têm um relacionamento muito mais complexo, que é o resultado da interação humana. Sua condição fisiológica, psicológica, sociológica e cultural com o alimento, suas características próprias, tais como aparência, sabor e textura”, afirma.
A expectativa é que outros encontros para a realização de análise sensorial sejam promovidos ainda neste ano. “Pode-se afirmar que a análise sensorial é uma ferramenta eficaz para empresas e instituições acadêmicas em todas as fases do processo de produção de alimentos, da concepção e criação de um novo produto à padronização e avaliação do nível de qualidade do produto final”, conclui a coordenadora do curso de Nutrição.
As estudantes que estão realizando as atividades são: Letícia Rassi Gomes Pinto, discente do 7° período do curso de Nutrição, que desenvolveu o TCC intitulado “Elaboração, caracterização e aceitabilidade sensorial de brownie de feijão preto”; Mariane de Faria Andrade e Karina Ellen Marciano, discentes do 3° período do curso de Nutrição, bolsistas do projeto financiado pelo PAPq intitulado “Elaboração e caracterização das propriedades físico-químicas e sensoriais de almôndegas produzidas com farinha da larva de besouro de Tenebrio molitor e grão de bico”; e Charliane Aparecida dos Santos, discente do 7º período do curso de Ciências Biológicas, que está na fase de desenvolvimento do TCC intitulado “Desenvolvimento e avaliação sensorial de barras de cereal e bolo proteicos com Farinha de Tenebrio molitor”.
Universidade reinaugura Centro de Ciências em Passos
PASSOS. Hoje, será reinaugurado o Centro de Ciências da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, após três meses em reforma. Para comemorar a ocasião, será realizado o 1° Simpósio de Ensino e Educação, voltado para professores do ensino básico que já frequentavam o local, além de egressos e formandos dos cursos de licenciatura da universidade.
A programação do evento conta com palestra, rodas de conversas e bate-papos sobre educação, divulgação científica, educação inclusiva, além de diálogo sobre obras e autores indígenas, africanos e afro-brasileiros. Para participar do simpósio, que ocorrerá das 8h30 às 12h30, no Bloco 03, localizado na avenida Expedicionários 333, é necessário se inscrever em um formulário disponibilizado no Instagram da instituição (@centrodecienciasuemg).
Segundo a docente e coordenadora do projeto, Fernanda Hurbath, a expectativa é que esse tipo de evento seja recorrente. “Espero que as pessoas gostem, venham para o Simpósio, que professores que frequentavam o CDC notem as mudanças que ocorreram aqui no nosso prédio e que haja essa troca de informações e de experiências”.
O Centro de Ciências foi fundado em 2008 e possui vários ambientes que proporcionam pesquisa, ensino e extensão, como Museu Interativo de Física e Biologia, a Experimentoteca, a Matemoteca e a Brinquedoteca. Para a coordenadora, o espaço é a extensão que envolve a universidade. “É a difusão do conhecimento científico, foi feito para as pessoas se sentirem mais próximas da Uemg, então nosso papel é de chegar mais próximo da comunidade passense”.
Mais informações sobre o evento ou para agendamento de visitas estão disponíveis nas redes sociais do CDC (@centrodecienciasuemg ) ou no email (centrodeciencias.passos@uemg.br).