Luisa Scandorilli
PASSOS- Estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos e membros da Atlética Lobo da Serra realizam projeto inclusivo com aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso é desenvolvido em parceria com a Sociedade de Assistência ao Menor de Passos (Samp).
Segundo a professora de Libras e membro da atlética Ana Clara Santiago, o projeto é realizado às quintas-feiras, das 15h45 às 17h, com dinâmicas e palestras em prol do desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes atendidos na Samp.
“A atlética possui uma diretoria de comunidade e cultura que tem vínculos com instituições passenses. Um desses contatos é com a Samp, com a qual alguns projetos envolvendo às crianças e adolescente. Então, neste ano, surgiu a possibilidade de participarmos da grade semanal da instituição, ideia que acolhemos com entusiasmo”, disse.
De acordo a professora, integrantes da atlética visitam os alunos da Samp para conversar sobre a experiência acadêmica universitária em diferentes cursos, incentivando o ingresso na faculdade, especialmente na Uemg, além de esclarecer dúvidas sobre a instituição, o vestibular e os diferentes cursos que a unidade Passos oferece.
“Em média de 8 a 10 estudantes participam das ações, a depender da necessidade e da dinâmica proposta. Ao menos 15 integrantes da atlética já visitaram a Samp”, relatou.
A professora afirma que a ideia surgiu da necessidade de fazer algo contínuo e acompanhar a progressão nos alunos. “Estou em processo de aprendizado há pelo menos um ano e dez meses por curso extracurricular e a iniciação à Libras tem sido de ótimo proveito para os alunos, visto que é de extrema importância quando se fala de acessibilidade e de bom proveito para qualquer que seja a profissão escolhida por eles futuramente”, destacou.
Ana ressalta ainda que o intuito do projeto é inserir mais aulas/dinâmicas semanais, além de promover aulas de reforço de redação. “Tudo isso está sendo estudado de acordo com a disponibilidade das agendas da Samp e da aluna integrante da Lobo que irá lecionar”, completou.
Conexões
De acordo com a assistente social da Samp, Pamela Cibele da Silva Lima, a parceria com a atlética surgiu por meio de uma estudante de serviço social que fez estágio na instituição.
A assistente social destacou que as crianças adoram novidades e os estudantes, por serem jovens, conseguem atrair a atenção e despertar o interesse. “Dessa forma, desenvolvem uma boa comunicação e os adolescentes, quando recebem informações novas, descobrem possibilidades e passam a ter uma visão ampliada do mundo ao seu redor. Isso reflete primeiramente neles, depois na família e consequentemente na comunidade”, afirma.