PASSOS – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a AAÇÃO Reciclagem e a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) entregaram, na última quinta-feira, 23, uma bicicleta para um aluno da Escola Estadual Professor Jair Santos, no bairro Casarão, em Passos.
Segundo informações do Saae, a bicicleta, de 18 marchas, aro 26 e avaliada em RS 1,61 mil, foi cedida ao Saae pela Arpa, por meio da AAÇAO, e sorteada entre os alunos da sala de aula que angariou o maior número de material reciclável durante campanha. O sorteado foi o estudante do 8º ano Miguel Lopes Franklin, de 13 anos.
De acordo com a autarquia municipal, por meio do programa Saae Sustentável foi realizado, em julho, o mês do Meio Ambiente, com o foco em coleta seletiva e destinação correta de resíduos sólidos. Foram realizadas diversas atividades em parceria com a Cooperativa de catadores AAÇÃO Reciclagem, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab) e Equipe de Mobilização da Vigilância Epidemiológica, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Grupo Ipiranga Agroindustrial, Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa), Ministério Público e Polícia Militar do Meio Ambiente.
Foram realizadas palestras em escolas das redes de ensino municipal e estadual, blitz educativa, exposição de trabalhos ambientais na praça Geraldo da Silva Maia com a participação dos cursos das Engenharias Ambiental, Civil e Agronômica da Uemg, curso de Ciências Biológicas e participação com exposição de oficinas pelas alunas da Universidade Aberta da Maturidade (Unabem). Houve distribuição de mudas de árvores produzidas no Horto Florestal da Usina Ipiranga.
Na escola municipal Professor Silas Figueiredo realizou mobilização pelos estagiários da cooperativa de catadores AÇÇÃO reciclagem e dia de mobilização com a participação dos alunos, professores, funcionários e familiares.
Na Escola Estadual Professor Jair Santos foram realizadas palestras pela equipe da Gerência de Meio Ambiente do Saae e plantio de 25 mudas nativas nos arredores da escola. Realizou-se também Gincana entre os alunos do período matutino, com objetivo de despertar sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e coleta seletiva, ao qual cada turma que arrecadasse o maior volume em peso de recicláveis teria um prêmio surpresa sorteado para a turma.