Ícone do site Folhadamanha

Alpinópolis realiza curso de primeiros socorros aos profissionais da educação

Rafael Marcon

ALPINÓPOLIS – A Secretaria de Educação de Alpinópolis, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou um curso de formação de primeiros socorros para profissionais da educação do município. Neste ano, 29 profissionais participaram do treinamento no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vereador Valdir Gabriel dos Santos.

De acordo com a secretária de Educação, Núbia Maria dos Reis Freitas, os profissionais treinados são professores, monitores e auxiliares de serviços gerais.

“Nosso objetivo é capacitar os profissionais da educação para que no caso de uma necessidade, estejam aptos para socorrer com agilidade e prontidão. Os profissionais treinados foram professores, monitores e auxiliares. Foram 29 profissionais treinados. Também tivemos treinamento no ano de 2021. Lembrando que esse é um treinamento para assistir a vítima de maneira correta enquanto o socorro não chega”, disse.

“Nesta formação, foi passado reanimação cardiopulmonar, imobilizações, afogamentos, queimaduras e engasgamentos. Todos os monitores efetivos da Rede de Educação fizeram o curso. Eles lidam diretamente com crianças de zero a três anos, faixa etária onde acontece o maior número de acidente por engasgamentos. As auxiliares, que preparam os alimentos nas creches, foram orientadas sobre a maneira correta de picar alimentos, principalmente as frutas”, disse a secretária.

Segundo a Prefeitura de Alpinópolis, o curso é obrigatório, segundo a Lei Federal nº 13.722, sancionada em 2018, conhecida como Lei Lucas, criada após um acidente com uma criança de dez anos, Lucas Begalli, que faleceu por asfixia, que poderia ser evitada se os responsáveis tivessem preparo sobre primeiros socorros.

Sair da versão mobile